Tecnologia

Windows 11 para empresas libera acesso sem a senha da conta Microsoft

Nova política do Windows 11 permite que administradores de rede priorizem o acesso ao computador via Windows Hello ou chave de segurança
Imagem: Windows/Unsplash/Reprodução

A onda do login sem senha chegou a outra praia: o Windows 11 para empresas. Nesta segunda-feira (23), a Microsoft disponibilizou o acesso ao sistema exclusivamente pelo Windows Hello ou chaves de segurança.

A novidade chegará aos usuários na atualização de setembro de 2023 do Windows 22H2. Com a nova versão, a equipe de TI poderá desativar o login com a senha da conta Microsoft, para melhorar a segurança dos colaboradores e da empresa.

“As senhas são inerentemente inseguras, inconvenientes e um alvo principal para ataques”, disse a companhia. “Em 2022, a Microsoft rastreou 1.287 ataques de senha a cada segundo. Nos últimos 12 meses, vimos uma média de mais de 4.000 ataques de senha por segundo.”

No lugar da senha da conta, os usuários terão de utilizar métodos mais consistentes, como o Windows Hello ou chaves de segurança FIDO2. O primeiro caso é mais conhecido, pois engloba o reconhecimento facial, leitura de digitais e o PIN. Já a segunda alternativa envolve o uso de uma espécie “pendrive” com certificados de segurança.

Login do Windows 11 sem a senha da Microsoft (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Login do Windows 11 sem a senha da Microsoft (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Como ativar o login sem senha no Windows 11 corporativo?

A política “EnablePasswordlessExperience” só pode ser ativada por administradores de rede. Se esse é o seu caso, a Microsoft informa que a configuração dos dispositivos deve ser feita através do Microsoft Intune.

Dentro da plataforma, basta habilitar a configuração “Ativar experiência sem senhas” (em tradução livre) nas configurações de Autenticação. Na sequência, os usuários não conseguirão acessar o perfil com a senha.

As opções para criar ou alterar a senha do computador também ficarão indisponíveis nas configurações do Windows 11. No lugar, o usuário só poderá habilitar o reconhecimento facial, o leitor de impressões digitais, um PIN do Windows Hello ou uma chave de segurança para acessar o computador.

Segundo o MSPowerUser, a restrição é válida para outros acessos, como a instalação de aplicativos como administrador.

Windows 11 não deixa configurar senha quando política está ativada (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Windows 11 não deixa configurar senha quando política está ativada (Imagem: Divulgação/Microsoft)

E no Windows 11 pessoal?

Donos de computadores pessoais podem desativar o acesso com a senha da conta Microsoft. Para isso, é necessário configurar o Windows Hello para acesso via PIN e biometria.

Depois, é só fazer os seguintes passos:

  1. Abra as configurações do Windows 11 pelo iniciar;
  2. No menu lateral, clique em “Contas”;
  3. Clique em “Opções de entrada”;
  4. Ative a opção “Para aumentar a segurança, permitir apenas a entrada do Windows Hello para contas Microsoft neste dispositivo”.

A partir de agora, não será mais possível acessar os usuários do computador com a senha da conta Microsoft.

Cabe ressaltar que, mesmo com a limitação, o Windows ainda não possui uma experiência sem senhas por completo. Atualmente, o Windows 11 não oferece a opção de desativar o PIN do Windows Hello.

Sendo assim, a biometria deve ser sempre ativada ao lado de uma senha que pode ser numérica ou não. Mesmo assim, é consideravelmente mais seguro usar o PIN do Windows Hello do que a senha da conta Microsoft.

Afinal, ninguém teria paciência de usar uma senha forte, com números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas, para desbloquear o computador de hora em hora.

Assine a newsletter do Gizmodo

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas