A Microsoft anunciou que está desenvolvendo novos recursos que vão melhorar a experiência de jogar games no PC por meio do Windows 11. Ao todo, cinco atualizações são esperadas para o sistema operacional.

Confira as novidades:

1. Auto HDR

A Microsoft está testando um aplicativo para que seja possível melhorar a precisão das cores dos jogos em modo janela. Em games HDR com cores extremamente brilhantes ou escuras, será possível ajustar um controle deslizante ao gosto do usuário para obter a melhor experiência de jogo.

2. Taxa de atualização variável

Ainda em games rodando em modo janela, outro recurso prometido é a Taxa de Atualização Variável (VRR, na sigla em inglês). Com ele, será possível configurar a taxa de quadros de jogos para corresponder à taxa de atualização da tela do seu monitor. Isso evita o efeito de rasgo de tela, quando o jogo exibe uma taxa de atualização maior que o monitor consegue exibir.

3. App para calibrar o efeito nas imagens

O sistema operacional da Microsoft também receberá um novo recurso que permitirá aos jogadores melhorarem a precisão das cores, efeitos e a consistência de games em telas HDR. O app terá três padrões, sendo um para determinar o detalhe visível mais escuro, outro para o detalhe mais visível brilhante, e mais um para o quão brilhante a tela pode ser.

4. Barra adaptada para controles

O Windows 11 terá uma nova barra adaptada para controles emparelhados com o sistema. Ao clicar no botão Xbox do controle será possível acessar a Xbox Cloud Gaming, além de visualizar uma lista de jogos recentes. Isso evita que o usuário precise usar o teclado ou o mouse.

5. Widget do Game Pass para Windows

O sistema também deve receber um widget atualizado do Game Pass, facilitando a vida dos jogadores naveguem e descubram novos jogos. Além disso, o widget permitirá que os usuários voltem aos títulos recentemente jogados.

Além do Windows 11, o navegador Microsoft Edge, na versão desktop, também passará por melhorias, como uma nova página inicial de games personalizada, um menu para acesso a jogos populares e gratuitos; além de um modo eficiência para a melhorar o desempenho dos games.

A Microsoft não revelou quando pretende disponibilizar todas essas novidades, se limitando a dizer que elas chegarão “em breve”.