O gerente de desenvolvimento de parcerias da Microsoft, Cory Hendrixson, contou em sua conta no Twitter que o WSA (Subsistema do Windows para Android), que executa aplicativos Android no Windows 11, está na versão 1.0 e deve ser lançado oficialmente em breve.
O novo serviço da Microsoft já foi anunciado há um tempo, mas ainda estava em fase de testes. Na versão 1.0, ele recebeu um série de correções de desempenho e também atualizações para executar os aplicativos mobile de maneira mais fluida no Windows.
Os aplicativos e jogos Android poderão ser baixados na plataforma online da Amazon Appstore. A ideia é, com o passar do tempo, proporcionar uma integração ainda mais eficiente entre Windows e Android e, no futuro, aprimorar ainda mais o serviço tornando processos, como transferência de arquivos entre dispositivos, mais simples e fácil.
Enquanto emula o Android, o usuário poderá continuar utilizando o Windows normalmente graças ao Picture-in-Picture, que permite utilizar um aplicativo móvel em uma janela, enquanto o outros softwares nativos do sistema operacional da Microsoft são executados em outras janelas.
Uma das principais preocupações da Microsoft é corrigir problemas de desempenho no WSA. Por isso, a gigante da tecnologia firmou uma parceria com a Intel, para garantir uma experiência mais próxima do Android nativo. O principal objetivo é fazer melhorias que tornem a experiência com a plataforma mais fluida.
A Intel está especialmente interessada em realizar melhorias desempenho na execução de aplicativos Android, já que computadores com componentes de hardware da concorrente AMD saem na frente e são capazes de rodar o emulador de maneira mais fluida e também acabam entregando uma melhor experiência de forma geral.