O Windows Phone 8.1 será lançado para todos os usuários “nos próximos meses”, dependendo em alguns casos da liberação da operadora. Mas se você quer as novidades agora mesmo – como a central de notificações e o teclado swipe – é possível instalar a versão Preview no seu Windows Phone.

O recurso é voltado para desenvolvedores, mas funciona para qualquer usuário. Basta seguir estes passos, como explica o WPCentral:



– vá até appstudio.windowsphone.com e faça login com a conta Microsoft que você usa no seu Windows Phone;

– baixe o app Preview for Developers na loja;

– abra o app e faça login com a mesma conta Microsoft;

– vá até Configurações > Atualização do telefone > Verificar atualizações e baixe o Windows Phone 8.1 Preview.

Você poderá atualizar qualquer dispositivo que atualmente rode Windows Phone 8: pode ser um Lumia 520 baratinho, ou um aparelho top de linha. Ele então receberá funções há muito tempo esperadas, como a central de notificações; teclado swipe; armazenar apps no cartão de memória; papel de parede nos blocos dinâmicos; e muito mais.

E a Cortana? Por enquanto, a assistente pessoal por voz está restrita aos EUA, então você precisa ir em Configurações > Idioma+região > País/região e selecionar “Estados Unidos” para ativá-la. Assim você poderá fazer perguntas, definir alarmes, marcar lembretes contextuais, entre outros. O suporte a Cortana em outros idiomas deve chegar em 2015.

O Windows Phone 8.1 também ganhará uma nova tela de bloqueio personalizada, mas ela não está disponível na versão Preview.

Como nota o The Verge, as personalizações feitas pela Nokia ou Samsung vão permanecer no sistema – o Preview só atualiza o sistema operacional. No entanto, instalá-lo viola a garantia do aparelho, pelo menos até sua fabricante/operadora liberar a atualização oficial.

Aparentemente não há como voltar para o Windows Phone 8, então pense bem antes de instalar a atualização. Mas se você quiser todas as novidades do 8.1 agora mesmo, é só começar. [WPCentral e The Verge]