Worldcoin: o que é e como obtê-lo
Worldcoin (WLD) é uma das criptomoedas mais comentadas em 2024. Lançada no ano passado, ela já possui 1 milhão de usuários ativos e gerou bastante discussão, inclusive investigações por parte de reguladores em Hong Kong. Vamos analisar o que ela oferece e como funciona.
O que é o Worldcoin
O número de pessoas interessadas em trocar WLD por BTC está crescendo gradualmente, e cada vez mais pessoas estão curiosas sobre essa nova tecnologia. Trata-se de um identificador universal que não exige a inserção de informações pessoais toda vez que for necessário confirmar uma transação. Para isso, a equipe usou protocolos de conhecimento zero.
Os desenvolvedores chamam essa abordagem de Prova de Personalidade (PdP). Depois de obter um World ID, não será necessário passar por longos e repetidos procedimentos de verificação. Para se registrar em plataformas, basta o identificador.
O proprietário do World ID, por sua vez, saberá que seus dados pessoais não estarão disponíveis para terceiros e não serão revelados em caso de violação de segurança. Com esse identificador, é possível:
- escrever avaliações;
- participar de votações;
- solicitar benefícios ou subsídios;
- confirmar a identidade em redes sociais.
Muitas plataformas já usam o World ID para autenticação sem senha — por exemplo, Minecraft ou Telegram.
Como funciona o Worldcoin
Os desenvolvedores do projeto criaram uma base de dados biométrica com escaneamentos da íris humana. Essa impressão é única para cada pessoa e é utilizada para a identificação. O processo é simples — o sistema apenas compara a impressão real com a que foi carregada na base de dados. Não é necessário fornecer nome, data de nascimento ou outros dados.
Para acessar o protocolo Worldcoin, é utilizado um Orb ou dispositivo biométrico, desenvolvido pela empresa Tools for Humanity (Ferramentas para a Humanidade). O novo projeto é baseado na inclusão, então os criadores tornaram os Orbs acessíveis a todos. Cada dispositivo pesa cerca de 2,8 kg e tem o tamanho de uma bola de basquete.
A construção do dispositivo biométrico inclui:
- sistema óptico;
- placa-mãe, dividindo o Orb em duas metades (hemisférios);
- bloco de computação;
- sistema de refrigeração;
- bateria substituível.
O dispositivo escaneia com precisão a íris, independentemente da localização e iluminação. Ele se conecta à internet via Wi-Fi e possui GPS para determinar a localização.
O usuário recebe o World ID com base na impressão escaneada e carregada da sua íris. Os operadores da empresa recebem dinheiro por cada usuário registrado. Em 2024, os Orbs estavam disponíveis em vários países da Europa, Ásia, América do Sul e nos EUA.
O que é o WLD
Este é o nome da própria criptomoeda desenvolvida pelo Worldcoin. Usando um conversor de criptomoedas, um número crescente de usuários menciona essa moeda. O dinheiro digital representa tokens nativos do ecossistema – são eles que, segundo os desenvolvedores, serão usados para transações dentro do próprio projeto.
O processo de obtenção da criptomoeda é o seguinte:
- descarregar a aplicação;
- após isso, as moedas serão bloqueadas na conta;
- para acessar o dinheiro, é necessário fornecer dados biométricos, ou seja, carregar a impressão da íris na base de dados.
Cada usuário tem a oportunidade de obter 1 WLD por semana. Esta criptomoeda também é transferida para os operadores que trabalham com os Orbs. No início de março de 2024, a taxa do WLD era de 7,7 dólares.
O Worldcoin é de interesse para muitos devido à sua simplicidade, mas ao mesmo tempo, a segurança deste projeto ainda não foi totalmente comprovada. Os reguladores de muitos países reagiram ao sistema com ceticismo e cautela, além disso, o nome está associado a alguns escândalos e reclamações. Por essa razão, ainda é difícil para os usuários cuidadosos decidirem trabalhar com esta moeda criptográfica.