X agora permite publicar artigos de 100 mil caracteres com formatação
O recurso libera uma interface básica de edição de texto, com funções de mídia incorporada e algumas opções de formatação, como a opção de criar listas com marcadores ou números e deixar trechos em negrito, itálico ou traçado.
No perfil oficial @Write, o X explicou as novidades dos Artigos em um próprio artigo. Após a publicação, os artigos aparecem no perfil em uma aba dedicada a eles e na linha do tempo dos seguidores, assim como posts tradicionais.
Os artigos podem ser distinguidos pela etiqueta e pelo layout exclusivo. Na linha do tempo do X, os usuários conseguem ver somente uma prévia do texto, sendo necessário clicar para ler os artigos inteiros.
Ainda não se sabe a quantidade exata de caracteres que cabe em um artigo. Contudo, como notou um teste do site Engadget, foi possível escrever pouco mais 100 mil caracteres, ou 15 mil palavras, até atingir o limite da plataforma.
Até então, usuários Premium já podiam escrever posts mais longos, com até 25 mil caracteres. Agora, além do tamanho maior do texto, é possível organizar melhor as informações por meio das opções de formatação em artigos do X.
Artigos estavam nos planos do X desde que ainda era Twitter
O formato de publicações longas estava nos planos da rede social desde quando era Twitter, antes do bilionário Elon Musk assumir a companhia. Em 2022, a plataforma testou a função de Notas, que permitiam escrever até 4 mil caracteres.
Após a aquisição de Musk, o projeto das Notas foi interrompido. Além disso, o executivo acabou com a publicação de manchetes de notícias sem publicidade, extinguiu o suporte a ferramentas de newsletters, como Revue e Substack, entre outras mudanças polêmicas.
A implementação de ferramentas de publicação de artigos no X é no mínimo curiosa, considerando que o bilionário não costuma ser amigável com conteúdo jornalístico na plataforma.