O X (antigo Twitter) anunciou suas metas para 2024. Entre as principais atualizações prometidas estão o uso de inteligência artificial em anúncios, mais ferramentas para monetização e aumento da equipe de funcionários.
Em uma publicação no blog oficial do X, a plataforma destacou que 2023 foi um ano de criar bases para implementar os recursos de 2024. Neste ano, a empresa quer focar na experiência de usuários e parceiros de negócios.
As metas do X para 2024
A primeira meta para 2024 é melhorar a experiência dos usuários do X com buscas e propagandas por meio de inteligência artificial. Segundo a empresa, a ideia é “desde aprimorar a pesquisa e os anúncios até promover um novo nível de compreensão do cliente”.
Outro ponto de desenvolvimento é lançar pagamentos ponto a ponto (peer-to-peer, ou P2P). Com isso, o X quer oferecer novas oportunidades para negócios na rede social. A empresa, entretanto, não deu detalhes de como isso vai funcionar.
No quesito conteúdo, a empresa promete melhorar a função de “Ver Publicações Parecidas”, também por meio de inteligência artificial — a chamada xAI. No futuro, a rede social planeja incluir um recurso de “Ver Publicações Diferentes”, que deve mostrar posts alinhados aos interesses dos usuários, baseados no histórico de atividades.
O X ainda planeja investir mais em criadores e parcerias de conteúdo. Assim, a rede social espera atrair novos usuários e promover mais anúncios. Ainda sobre propaganda, a plataforma quer mostrar anúncios que combinem de maneira assertiva com o que os usuários estão buscando.
Em relação à segurança para marcas, o X planeja desenvolver parcerias com empresas especializadas, como a Integral Ad Science, para veicular anúncios mais seguros e confiáveis.
Por fim, a rede social quer, em 2024, criar mais conteúdo original e contratar mais funcionários para incrementar o quadro da empresa.
X perdeu valor de mercado ao longo de 2023
Na mesma publicação das metas de 2024, o X fez uma retrospectiva de acontecimentos do ano passado. Apenas pontos positivos estão listados, como investimentos em criadores, priorização de vídeos, melhoramento das notas da comunidade, entre outros.
Porém, desde que o bilionário Elon Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões, em outubro de 2022, a plataforma tem passado por diversos problemas. Desde aquela época, o X já perdeu 71% de valor de mercado.
A queda no valor da empresa pode ser justifica pelas mudanças polêmicas implementadas por Musk, como demissões em massa, regime de trabalho intenso, restabelecimento de contas suspensas e substituição dos selos de perfis verificados pelo selo de usuário “Premium”.
Vale lembrar que, em 27 de outubro do ano passado, o X completou um ano de existência. Na ocasião, o bilionário Elon Musk e a atual CEO da empresa, Linda Yaccarino, marcaram uma reunião presencial em São Francisco, nos EUA, para comemorar a data. Porém, nenhum dos dois compareceu pessoalmente ao evento, segundo informações da Fortune.