Tecnologia

X já perdeu 71% de valor de mercado sob o comando de Musk

Somente em novembro, o X perdeu 10,7% do seu valor de mercado após a saída em massa de anunciantes, como Apple e Disney.
Imagem: Bret Hartman/Flickr/Reprodução

Sob o comando de Elon Musk, o X (antigo Twitter) perdeu 71,5% de seu valor de mercado, sendo avaliado hoje em US$ 12,5 bilhões. Vale lembrar que Elon Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões, em outubro de 2022.

A informação da queda do valor de mercado do X vem da empresa do setor financeiro Fidelity, que ajudou Musk a comprar o Twitter, fornecendo US$ 300 milhões.

A empresa divulgou uma análise de mercado aos seus acionistas cobrindo novembro do ano passado, indicando que a perda de anunciantes na rede social contribuiu, novamente, para mais uma queda.

Mensalmente, a Fidelity avalia as ações das empresas em que investe e essa é a quarta vez em que relata queda no valor de mercado do Twitter.

Originalmente, as ações da Fidelity correspondiam a US$ 19,7 milhões, mas, em novembro, a empresa informou ter US$ 5,6 milhões no Twitter. A Fidelity, contudo, não revelou a venda anterior de nenhuma ação. A queda nas ações corresponde a 71%, portanto, seguindo a mesma taxa do X.

Impacto das ações e declarações de Elon Musk

2023 não foi nada bom para Elon Musk, pois, embora continue sendo a pessoa mais rica do mundo, suas empresas viveram um ano conturbado, com a Tesla sendo investigada pelo governo americano, a explosão do foguete Starship e os inúmeros problemas com o X.

Segundo o Axios, o relatório da Fidelity destaca que o X perdeu 10,7% do seu valor de mercado apenas em novembro. Vale lembrar que, em novembro, Elon Musk fez declarações polêmicas, planejou boicotar anunciantes e, durante uma entrevista ao vivo, mandou um “vão se f#*er” às empresas que abandonaram o Twitter

Além disso, em 15 de novembro, Elon Musk publicou um tweet em apoio a uma teoria antissemita de um perfil supremacista branco no X. No dia seguinte, o Media Matters for America publicou um estudo que revelou que anúncios de grandes marcas apareciam em conteúdos nazistas no X.

Isso acarretou, portanto, na suspensão de anúncios no X por parte de gigantes como a Apple e a Disney. De acordo com o New York Times, o X teve um prejuízo de US$ 75 milhões apenas nas últimas semanas de 2023 devido à saída dos anunciantes.

Após a aquisição por Elon Musk, o Twitter virou X e se tornou um polo de decisões questionáveis por parte de seu dono e ex-CEO. Além da mudança no nome, demissões em série e o fim do sistema de moderação de conteúdo marcaram o primeiro ano da plataforma.

Aliás, a estimativa é que receita do X em anúncios deve ter fechado o ano de 2023 em US$ 2,5 bilhões. Isso é bem abaixo da taxa anterior de US$ 1 bilhão por trimestre, segundo o Bloomberg.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas