Os entusiastas de jogos online frequentemente se deparam com conteúdo ofensivo, discurso de ódio e ataques a minorias. Diante deste cenário, o Xbox está lançando uma nova ferramenta para combater comportamentos inadequados em suas comunidades.
Mesmo com as plataformas buscando promover um ambiente mais saudável e seguro, a toxicidade segue prevalecendo nos principais chats online. Isso acaba afastando de vez os jogadores mais esporádicos e desanimando aqueles que querem apenas se divertir um pouco em seu tempo livre.
O novo recurso permite que os usuários gravem trechos de áudio de até 60 segundos de chat e anexem em denúncias de conduta inapropriada. De acordo com a empresa, é possível optar por capturar o áudio e realizar a denúncia mais tarde, para garantir o menor impacto possível na experiência de jogo.
“A partir desta semana, estamos lançando um novo recurso de relatório de voz em toda a plataforma para Alpha e Alpha Skip-Ahead Xbox Insiders, que oferece aos jogadores a opção de capturar e relatar bate-papos de voz inapropriados no jogo”, disse a Xbox em comunicado.
Após receber a denúncia, a equipe analisará o conteúdo do áudio e, se constatarem alguma violação nas diretrizes, poderão impor sanções ao infrator, incluindo a possibilidade de proibição de acesso à comunidade. Além disso, a plataforma notificará o usuário sancionado e fornecerá um relatório sobre as razões da punição.
Os usuários não podem compartilhar as informações gravadas com terceiros e devem enviá-las como provas em denúncias dentro de um prazo de até 24 horas. O Xbox também enviará lembretes alertando aos usuários sobre o prazo final e recomendando a conclusão da denúncia.
No momento, apenas os insiders têm acesso ao recurso, mas não deve demorar muito para que ele seja liberado para o público geral.