Tecnologia

Xbox Cloud Gaming: Microsoft trabalha para transmitir jogos de PC via nuvem

Troca de e-mails vazada revela que Microsoft trabalha em uma versão do Xbox Cloud Gaming com jogos nativos para PC
Imagem: Unsplash/Reprodução

Novas informações revelam que a Microsoft está trabalhando para oferecer um serviço de transmissão de jogos de PC via nuvem. Inicialmente, os planos da empresa surgiram como uma resposta ao concorrente Google Stadia. A plataforma é um das pioneiras do mercado de cloud gaming, mas foi encerrado no início deste ano.

A informação está presente em uma troca de e-mail vazada entre o CEO da empresa Satya Nadella e outros executivos de alto escalão, como Phil Spencer, presidente do Microsoft Gaming. A conversa está anexada ao processo da FTC (Comissão Federal de Comercio dos EUA) que buscava o bloqueio da aquisição da Activision Blizzard.

No diálogo, o chefão da empresa cita rumores de que o Google estaria planejando transformar o Stadia em um serviço “white label” para desenvolvedores executarem seus jogos. Em resposta, Spencer confirmou que a empresa trabalhava em uma plataforma para streaming de jogos nativos de PC.

Microsoft recuou no ano passado

O desenvolvimento do sistema de transmissão de jogos de PC seria uma resposta à concorrencia da plataforma do Google. No entanto, de acordo com o portal The Verge, a Microsoft reduziu os esforços empregados em serviço de jogos em nuvem em 2022.

Na prática, a empresa recuou em algumas metas estabelecidas para o ano passado. Isso inclui, por exemplo, garantir suporte para a transmissão de toda sua biblioteca de jogos e o lançamento de um plano independente para o Cloud Gaming. No momento, os usuários acessam o Xbox Game Pass Ultimate através de uma assinatura que contempla jogadores de console e PC.

Por enquanto, a empresa só realiza transmissão de jogos dos consoles Xbox no Cloud Gaming. Isso acontece porque a infraestrutura de transmissão atual depende de chips específicos de Xbox Series X para executar games.

Até o momento, a empresa não apresentou nenhuma novidade em relação aos games de PC transmitidos via nuvem, mas segue trabalhando internamente neste sentido.

Um bom exemplo disso é o fato de a Microsoft ter firmado um acordo de dez anos com uma operadora do Reino Unido para oferecer o suporte a streaming de jogos de PC como parte das concessões necessárias para fechar a compra da Activision Blizzard.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas