Lentamente, a Xbox Live Brasil vem tomando forma. Depois de anos de promessas e até uma aparição misteriosa em alguns consoles em julho, a nossa Xbox Live foi formalmente anunciada ontem. O anúncio, porém, trouxe mais perguntas do que respostas. Ainda há muita coisa que precisamos saber.

No post de ontem, pedimos para que vocês nos contassem as suas dúvidas. O plano era compilá-las em uma lista e perguntar tudo para a Microsoft hoje. E assim foi feito, mas a empresa afirmou que só dará qualquer detalhe adicional "na época do lançamento oficial" — ou seja, mais perto do dia 10 de Novembro.

Enquanto isso, vamos publicar aqui a lista de coisas que estamos (nós e vocês) loucos para saber. Tome nota, Microsoft!

* Sobre a assinatura da Live Gold: quais serão as formas de assinatura (períodos) e seus preços? (Em julho apareceram em alguns consoles telas que apontavam um preço de R$89 para assinatura de 12 meses da Xbox Live "Ouro". Esse preço se confirma?) Quais serão as formas de pagamento aceitas?
 
* Sobre os cartões de Microsoft Points: quais serão os preços, modelos disponíveis (quantidades de pontos), formas de venda (apenas online, ou também no varejo)?
 
* Sobre jogos da Live Arcade e DLCs: custarão a mesma quantidade de pontos? Por exemplo: Sonic The Hedgehog 4, que acabou de chegar à Live Arcade americana por 1200 pontos, estará disponível na Live Brasil pelos mesmos 1200 pontos?
 
* Sobre Games on Demand: haverá diferenças no catálogo? Contaremos com o mesmo acervo que vemos na Live US, ou um menor? Quais jogos já estarão disponíveis no lançamento da Live BR? 
 
* Sobre DLCs de músicas,
que são complicados no tocante aos direitos autorais em diferentes partes do mundo: teremos acesso a todas as músicas de Rock Band/Guitar Hero/Lips/etc oferecidas nos EUA? 
 
* Inside Xbox: na Live americana há conteúdos promocionais em vídeo produzidos pela Microsoft americana, como o Inside Xbox e o Xbox 101, entre outros, que são queridos pelos jogadores brasileiros. Eles continuarão disponíveis? Se sim, apenas na versão original em inglês, ou com legendas em português?
 
* Zune, Last.fm e download de filmes: Há planos para oferecer estes serviços no Brasil? Ao menos será possível ver os trailers gratuitos no Zune?

* Quanto ao conteúdo baixado: há uma preocupação entre os jogadores de que, se por acaso eles perderem os seus conteúdos adicionais após a migração para a Live BR, terão que comprá-los de novo, já que aparentemente a licença "de posse" dos conteúdos não será migrada. Há planos da Microsoft para fazer esta migração também, para resolver o problema, ou a instrução continuará sendo para que os jogadores façam backup dos seus conteúdos em um drive USB? 
 
* Lag: haverá servidores locais no Brasil ou América do Sul, para diminuir o lag dos jogos online entre brasileiros? 
 
* Kinect: agora que teremos a experiência completa de Xbox e Xbox Live no Brasil, podemos esperar que isso também se estenda ao Kinect, com reconhecimento de voz em português do Brasil? 
 
* Novo Xbox: já há alguma data para o lançamento do novo Xbox 360 (modelo S) no país?

E você, tem mais alguma dúvida? Está ansioso pela estreia da Xbox Live Brasil? Quais são as suas expectativas e/ou medos?