Tecnologia

Xbox sofre baque de 30% em vendas de console, mas jogos brilham no PS5

Apesar da grande queda em vendas de consoles, os jogos do Xbox ficaram entre os mais baixados da loja do PlayStation em março de 2024
Imagem: Billy Freeman/Unsplash/Reprodução

Enquanto as vendas de consoles Xbox caem mais de 30%, os jogos da empresa estão entre os mais baixados da loja do PlayStation. As informações vieram do próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella, no mais recente relatório de resultados financeiros, referente aos meses de janeiro a março de 2024.

Pela primeira vez, a divisão do Xbox compartilhou uma atualização em relação à chegada de jogos até então exclusivos ao PlayStation e ao Nintendo Switch. Dentre os títulos que, hoje, se encontram em outras plataformas estão “Pentiment”, “Grounded”, “Hi-Fi Rush” e “Sea of Thieves”.

Segundo Nadella setes jogos do Xbox pareceram entre os 25 títulos mais baixados da PlayStation Store, no início de março, superando qualquer outra publicadora. A estratégia parece ser uma resposta não só à desaceleração do crescimento do Xbox Game Pass, como também à queda em vendas de consoles.

No primeiro trimestre deste ano, as vendas de hardware do Xbox caíram 31%. A redução é ainda mais grave considerando que a empresa também teve um final de 2023 fraco no mercado. No relatório financeiro, a Microsoft atribuiu o resultado ao “menor volume de consoles vendidos” — um motivo bastante óbvio.

Activision Blizzard impulsionou receita de jogos da Microsoft

Apesar do desempenho abaixo do esperado na venda de consoles, a receita geral de jogos cresceu 51%. O aumento foi impulsionado pela receita adicional da Activision Blizzard, que contribuiu com 55 pontos de impacto líquido.

Se não fosse a aquisição da gigante responsável pelas franquias “Call of Duty”, “Diablo”, “Overwatch” e mais, a receita do Xbox teria subido apenas 1%. Isso mostra que a compra já vem causando um grande impacto nas finanças da Microsoft em relação a jogos.

A CFO da Microsoft, Amy Hood, disse que a empresa espera mais uma queda na venda de hardware do Xbox no próximo trimestre. Contudo, a receita geral de jogos deve crescer aproximadamente 40%, com cerca de 50 pontos de impacto da Activision Blizzard. O aumento deve continuar no último trimestre de 2024.

Novo Xbox Series X chega ainda em 2024 para ajudar nas vendas

Novo Xbox Series X de codinome Brooklin

Novo Xbox Series X, de codinome Brooklin (Imagem: FTC/Reprodução)

Vale mencionar que, em setembro do ano passado, a Microsoft informou que um novo Xbox deve chegar apenas em 2028. Porém, ainda em 2024, a empresa pretende lançar uma versão atualizada do Xbox Series X — de codinome Brooklin —, com 2 TB de armazenamento, Wi-Fi mais rápido, visual repaginado, controle imersivo e menor consumo de energia.

Em troca por todas as melhorias, a Microsoft vai tirar o leitor de discos do novo Xbox Series X, oferecendo somente a versão digital. Com a atualização, é possível haver um aumento momentâneo nas vendas do Xbox.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas