Tecnologia

Vazamento revela ano de lançamento do próximo Xbox; confira

Documento inclui uma apresentação aos executivos da Microsoft sobre a visão da empresa da empresa para a próxima década. Confira
Imagem: Joe Gil/Unsplash/Reprodução

Um grande vazamento de documentos do processo judicial contra a Microsoft para bloquear a compra da Activision revelou nesta terça-feira (19) uma série de planos da empresa. Um deles é o lançamento do próximo Xbox.

Além de outras informações confidenciais, o documento inclui uma apresentação aos executivos da Microsoft sobre a visão para a próxima década. Essa apresentação ocorreu em maio do ano passado.

Slide mostra o lançamento do próximo Xbox

Slide mostra o lançamento do próximo Xbox. Imagem: FTC

Com a presença do CEO da Microsoft, Satya Nadella, e de Phil Spencer, a apresentação revelou o lançamento do próximo Xbox: 2028.

Além disso, a apresentação ressalta maior aproximação do console local com a nuvem, o que a Microsoft vai expandir no lançamento do próximo Xbox.

“Nossa visão: desenvolver uma plataforma de games híbrida para a próxima geração que consiga aproveitar do poder combinado do console e da nuvem para entregar uma imersão mais profunda e uma nova classe inteiramente nova de experiências de games”.

Essas palavras são do texto de um dos slides da apresentação que vazou, chamada “A Próxima Geração dos Games na Microsoft”.

O próximo modelo do Xbox Series X terá lançamento em 2024.

Imagem: FTC

Os documentos também informam que a Microsoft lançará uma nova versão do Xbox Series S/X em 2024, com o codinome Brooklyn.

Novo Xbox terá maior integração com o Windows

Durante a apresentação, em uma breve conversa, um executivo da Microsoft pergunta à equipe se o novo console será diferente dos modelos tradicionais de console.

Anuj Gosalia, presidente de Experiências Imersivas da Microsoft, responde que uma das principais vantagens dos consoles é como as plataformas são intuitivas aos desenvolvedores de jogos.

O executivo novamente indaga a divisão de games. Ele pergunta se o plano é continuar com esse modelo no lançamento do próximo Xbox em 2028, ou tentar uma forma similar à do Windows, com recursos flexíveis.

Assim, o vice-presidente de Ecossistemas de Games da Microsoft, Kevin Gammill, entra na conversa. Gammill afirma que a Microsoft já desenvolve o Xbox de uma forma mais híbrida desde o Xbox One.

De acordo com ele, isso aumento ainda mais após o Xbox Series X/S, lançado em 2020. No entanto, a intenção da Microsoft é ser ainda mais flexível com o lançamento do próximo Xbox.

“Precisamos ser ainda mais flexíveis com a próxima geração, mas, também, continuar a oferecer possibilidades para os desenvolvedores continuarem a aproveitar de nossos recursos de hardware”, afirmou Gammill.

O lançamento do próximo Xbox em 2028 é consistente com o projeto para começar a desenvolver o console da nova geração em 2024.

Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas