A Xiaomi deve apresentar em agosto um protótipo do seu primeiro carro elétrico. O vazamento aponta que o anúncio público dará início a uma série de testes do novo veículo, com previsão para início da produção em massa até 2024.
Segundo o site Sina Tech, foi contratada a equipe da HVST Automobile Design para desenhar o carro da Xiaomi – o mesmo pessoal responsável pelo design conceito do novo sedan WM Motor Maven.
O negócio de carros da Xiaomi foi anunciado em março do ano passado, com um capital inicial investido de 1,5 bilhão de dólares, e previsão para mais US$ 10 bilhões adicionais nos próximos 10 anos.
Divisão Xiaomi Auto pretende produzir 300 mil EVs por ano
A produção ficará a cargo da recém-formada divisão Xiaomi Auto, e que inclui a construção de uma planta industrial em duas fases com capacidade para produção total de até 300 mil veículos por ano.
Em março, a equipe trabalhando em pesquisa e desenvolvimento no projeto já empregava mais de 1.000 pessoas, com esse número aumentando continuamente, incluindo diretores de relações públicas – o que indica que a divisão pretende iniciar o trabalho de promoção do veículo. Apesar de o início da produção estar previsto apenas para 2024, fontes informam que o trabalho de desenvolvimento está acelerando.
Assim como os carros da rival Tesla, os carros da Xiaomi também terão tecnologias de direção autônoma e cockpits inteligentes. De acordo com o Carscoops, acredita-se que a gigante da tecnologia está desenvolvendo pelo menos quatro modelos de veículos diferentes.
Rumores apontam que o CEO da Xiaomi, Lei Jun, já reservou em sua agenda de agosto o anúncio do veículo. Conforme apontou o News18, o executivo está acompanhando de perto os testes no protótipo, para que a apresentação seja a mais tranquila possível.