A Xiaomi apresentou na última segunda-feira (4) a sua nova linha de smartphones 12S, o que inclui os aparelhos 12S, 12S Pro e 12S Ultra. Após vários rumores nas últimas semanas, o lançamento é o primeiro a confirmar a parceria da chinesa com a alemã Leica, que permitiu a entrega de celulares com câmeras mais poderosas.

O destaque fica para o Xiaomi 12S Ultra, que tem um visual um pouco diferente dos demais aparelhos da família, trazendo um enorme módulo de câmeras circular, rodeado por um anel de ouro de 23 quilates. O dispositivo traz o primeiro sensor a contar com 1 polegada – fabricado pela Sony –, se tornando no maior sensor de câmera para smartphone atualmente disponível no mercado.

De acordo com o CEO da Xiaomi, Lei Jun, o desenvolvimento do sensor de 1″ (o Sony IMX989) teve um custo de US$ 15 milhões, com o valor sendo dividido entre as duas empresas. Conforme apontou o site Engadget, o sensor não será exclusivo da Xiaomi, podendo ser vendido para outras marcas concorrentes após o lançamento do 12S ultra.

Xiaomi + Leica

A câmera principal do smartphone tem 50 megapixels (f/1.9), além de lentes grande angular de 128º (f/2.2) e telefoto com zoom de 5 vezes (f/4.1), ambas com 48 MP. O 12S Ultra também conta com softwares especiais desenvolvidos exclusivamente pela Leica, como o “Leica Authentic Look”, por exemplo, para fotos de aparência natural com uma maior profundidade 3D.

O software das câmeras também permitirá alternar o banner de marca d’água na parte inferior das fotos, que adiciona metadados, como coordenadas, data e hora, modelo do telefone e configurações da foto, além do logotipo da Leica, como visto abaixo:

Na parte frontal, existe uma câmera selfie de 32 megapixesl que usa um sensor RGBW, capaz de gravar Dolby Vision HDR (até 4K a 60 fps), se tornando o primeiro dispositivo Android a contar com esses recursos.

Além disso, o Xiaomi 12S Ultra – assim como os outros aparelhos da linha – suporta o formato RAW de 10 bits calibrado pelo Adobe Labs. Ele também inclui metadados de correção de cores incorporados nos arquivos para facilitar a pós-produção com o Adobe Lightroom.

A série Xiaomi 12S já está em pré-venda na China, com os aparelhos sendo vendidos a partir desta quarta-feira (6). O 12S Ultra tem preço inicial de 5.999 yuans – na versão de 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento – o que equivale a cerca de R$ 4.815 na conversão direta, sem incluir impostos e taxas de importação.

Ainda não há informações sobre a disponibilidade dos novos modelos da Xiaomi no Brasil.