_Tecnologia

O novo laptop XPS 13 2 em 1 da Dell é tão bom quanto o tradicional

XPS 13 2 em 1 oferece flexibilidade e ótimo desempenho, com processador Intel 10ª geração, 32GB de RAM e 1TB de armazenamento.

Crédito: Sam Rutherford/Gizmodo

Quando o assunto é laptops, sou um grande defensor dos 2 em 1, como o Yoga C930 da Lenovo e o Microsoft Surface Go, porque seus designs flexíveis permitem usá-los em situações que um notebook tradicional não permitiria. No entanto, para oferecer esse tipo de adaptabilidade, às vezes os fabricantes precisam fazer escolhas, como preços mais altos ou especificações mais fracas.

Mas com o renovado XPS 13 2 em 1, a Dell criou um conversível que parece perigosamente próximo do nosso laptop tradicional favorito – o XPS 13 padrão.

O XPS 13 2 em 1 vem até com suporte para a caneta stylus com o Windows Ink, embora não tenham um compartimento para guardar a caneta. Foto: Sam Rutherford/Gizmodo

Do lado de fora, o XPS 13 2 em 1 parece quase exatamente o mesmo que seu irmão tradicional. A parte de cima é de alumínio fosco, enquanto você tem a opção de uma fibra de carbono preta ou uma fibra de vidro branca no interior. A Dell até incluiu a webcam super minúscula que estreou no XPS 13 mais recente, o que significa que, no modo normal de laptop, a webcam está no lugar certo (acima, não abaixo da tela). A principal diferença é a dobradiça 2 em 1 recém-redesenhada da Dell.

Como seria de esperar de um conversível, a dobradiça do XPS 13 2 em 1 permite girar a tela em 360 graus para que você possa transformar o laptop em um grande tablet ou dispositivo de apresentação, oferecendo a experiência tradicional de notebook quando quiser. Além disso, a dobradiça também foi projetada para elevar o sistema ligeiramente no modo laptop para criar um fluxo de ar melhor.

[foo_gallery]

Mas uma das melhorias mais significativas do XPS 13 2 em 1 é a sua tela, que possui uma proporção de 16:10 e certificação HDR 400, o que oferece cores ricas e vibrantes e um pouco de espaço extra na tela vertical. A tela do XPS 13 2 em 1 também inclui uma nova tecnologia Eyesafe que reduz a luz azul potencialmente prejudicial, mas sem adicionar a tonalidade amarela que você normalmente vê em outros monitores.

Enquanto isso, para manter as dimensões do XPS 13 2 em 1 (11,69 x 8,15 x 0,51 polegadas e 1,3kg) o mais próximo possível do padrão XPS 13 (11,9 x 7,8 x 0,46 polegadas e 1,2kg), a Dell deu ao seu novo conversível o teclado MagLev da segunda geração, que apresenta teclas maiores e dimensões gerais mais finas (e um pouco menos de deslocamento nas teclas), ao mesmo tempo em que proporciona uma sensação tátil satisfatória. A Dell até adicionou um botão de ligar com um leitor de impressões digitais embutido, que deve compensar a falta de reconhecimento facial do Windows Hello.

A Dell também conseguiu instalar novas aberturas para o XPS 13 2 em 1 atrás de sua dobradiça e, com seu resfriamento ativo, há espaço térmico suficiente para suportar processadores muito mais rápidos do que os modelos anteriores. Crédito: Sam Rutherford/Gizmodo

Quanto ao desempenho, o XPS 13 2 em 1 atualizado vem com uma gama de novos processadores Intel 10ª geração (do Core i3 ao Core i7), que a Dell alega conferir ao sistema um desempenho 2,5 vezes maior em relação ao modelo de saída, além de suporte para Wi-Fi 6 e até 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento PCIe SSD. Com uma duração de bateria estimada de 16 horas, o XPS 13 2-em-1 também não deve ser insuficiente em termos de duração. A única desvantagem é que, ao contrário do XPS 13 padrão, o XPS 13 2 em 1 tem apenas duas portas USB 3 em vez de três, embora felizmente ambas as portas tenham suporte para o Thunderbolt 3.

Finalmente, com um preço a partir de US$ 1.000, não há uma enorme diferença entre um XPS 13 2 em 1 e um XPS 13 vanilla. Isso significa que você pode obter a mesma qualidade XPS, mas em um chassi muito mais versátil. Portanto, para pessoas que querem mais do que apenas trabalhar em uma mesa ou no colo, o XPS 13 2 em 1 pode ser a melhor escolha para flexibilidade geral.

Crédito: Sam Rutherford/Gizmodo

Quando eu testei pela primeira vez o XPS 13 mais recente na CES 2019, senti que a Dell havia aperfeiçoado o design tradicional de laptops. Mas agora, com o XPS 13 2 em 1, parece que a Dell trouxe o mesmo cuidado e atenção aos conversíveis modernos. Esta é uma máquina que estou realmente ansioso para testar quando ela estiver à venda nas próximas semanas.

Sair da versão mobile