Xurrasco: como o influencer mais falado do país driblou o bullying

Influenciador de 17 anos, que era alvo de piadas por conta do cabelo, virou sensação ao dançar música da cantora Treyce. Conheça sua história
Xurrasco

Quem passeou pelo TikTok, Reels ou Twitter nas últimas semanas com certeza esbarrou em um influenciador digital com uma dancinha envolvente e um estilo diferenciado. Cabelo loiro no estilo surfista, aparelho nos dentes, óculos na cabeça e camiseta apertada. Essa é a receita que fez Xurrasco virar sensação da internet. 

whatsapp invite banner

Cria de Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, Gabriel Luiz de Souza Andrade, de 17 anos, começou a chamar a atenção com suas coreografias no TikTok no ano passado. Além de vídeos solo, o adolescente também costuma gravar ao lado de amigos, a quem chama de Tropa do Xurrasco — e conta, ainda, com a participação de sua mãe. 

Xurrasco 021 – nome de usuários nas redes que faz referência ao código de área do Rio – viralizou na internet com vídeos de coreografias musicais, como a de “Lovezinho”, da cantora Treyce. No Instagram, o carioca acumula mais de 1,6 milhões de seguidores, além de ter mais 3 milhões de fãs no Tiktok. Mas porque como tudo isso começou? 

@xurrasco_021

#eutreyce #lovezinho

♬ Lovezinho – Treyce

Como Gabriel virou Xurrasco 021?

Fã de futebol e torcedor fanático do Flamengo, o jovem contou ao G1 que “Xurrasco” surgiu durante uma partida na escolinha que frequentava. “Eu era pequenininho, estava jogando bola e sofri uma falta. Nessa que sofri a falta, do lado do campo tinha uma menina vendendo espetinho. Um torcedor chamado Robson começou a gritar ‘se você meter o gol, vou pagar o churrasco’. Nessa que eu fiz o gol, a torcida começou a gritar ‘churrasco, churrasco’. O apelido acabou pegando.”

Xurras – como também é conhecido – costuma jogar como zagueiro e, apesar de ser comparado ao atacante Roberto Firmino (pelo sorriso, é claro), tem como referência no esporte o defensor David Luiz, do Flamengo. Camisetas de times e seleções são vistas com frequência nos vídeos do influenciador, que ainda tem o sonho de jogar futebol profissionalmente.

https://www.instagram.com/p/CkI6UvVLqi6/?utm_source=ig_web_copy_link

E as dancinhas?

Xurrasco 021 começou a gravar seus vídeos com dancinhas para o TikTok em 2022, até viralizar com a canção “Lovezinho”, da cantora Treyce e se tornar onipresente nas redes sociais.

Uma curiosidade é que ele e a intérprete da canção estudaram juntos em uma escola em Bangu. Ainda na escola, o jovem sofria muito bullying por conta das danças e do seu cabelo —  ele usa o mesmo penteado de cabelo desde criança. . Por isso, gravava seus vídeos no banheiro, escondido dos colegas. 

“Me zoavam muito na escola. Então, eu gravava sempre dentro do banheiro. Quando cheguei a 1 milhão em um vídeo, comecei a me soltar mais, porque eu sabia que estava sendo visto pelos outros”, relembra. “Daí, comecei a gravar no pátio [da escola]. Quando cheguei a 700 mil seguidores, minha vida foi mudando. Eram muitas mensagens, ‘publi’ [contatos com marcas] chegando, fui me profissionalizando.”

Com o sucesso, a fantasia de Xurrasco 021 foi a sensação do carnaval 2023:

https://twitter.com/AlanScoober/status/1628209496416821248?s=20

Com o sucesso, diversos famosos se renderam a dança envolvente de Xurras, e famosos como L7nnon, Cleo e Chay Suede seguem o rapaz. O sucesso foi tão grande que quebrou barreiras e alcançou outros países chegando inclusive em Neymar. O astro do PSG é famoso por realizar comemorações inspiradas em fenômenos da internet, e não resistiu ao sucesso da coreografia de Xurrasco.

Ainda que tenha sua imagem super exposta na internet, o influencer não conta muito de sua vida pessoal nas postagens. Na maioria de seus vídeos, nem se escuta a voz de Xurras — as exceções são quando o jovem canta.

A marca registrada de Xurras é a “dança carrossel”, uma das muitas coreografias que ele grava com os amigos para as redes sociais. A lógica é que os participantes fiquem girando enquanto se apresentam. “Essa dancinha está muito ‘visualizada’. Para qualquer tipo de ritmo, seja pagode, funk, trap, rap. Você está dançando e começa a batida. Nessa batida, o pessoal começa a virar. Isso é para mostrar cada um no vídeo. É como se fosse a apresentação de cada pessoa”, explicou. Só vendo para entender.

@xurrasco_021

😍😍😍// Soltos

♬ som original – Xurras 🥋

 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas