O YouTube está tentando um incentivo diferente para fazer os usuários assinarem a versão premium da plataforma. Agora, aqueles que se incomodam com anúncios não vão mais poder recorrer aos AdBkocks para bloqueá-los, pois serão bloqueados de volta.
De acordo com o BleepingComputer, um usuário do Reddit compartilhou uma captura de tela mostrando um aviso pop-up com a informação. O alerta revela a possibilidade de bloqueio do player após três vídeos, caso o AdBlock não seja desativado.
A plataforma confirmou ao The Verge que está realizando “um pequeno experimento global que incentiva os espectadores com bloqueadores de anúncios ativados a permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium”.
Ainda segundo o comunicado, quem se sentir “falsamente sinalizado” pelo uso de bloqueador de anúncios pode reportar o erro clicando em um link no prompt.
Por enquanto, a medida só afeta um número limitado de usuários e regiões. Entretanto, é provável que se expanda mundialmente em breve, visto que o YouTube e seus criadores lucram com a exibição de anúncios.
Anteriormente, o site exibia apenas pop-ups para usuários de AdBlock, informando que a ação vai contra os termos de serviço do site.
O YouTube Premium, que remove anúncios e permite downloads off-line, custa R$ 20,90 por mês, no Brasil. Além disso, o plano família (para até 5 pessoas) sai por R$ 34,9, enquanto o de estudante fica por R$ 12,5. O plano anual sai por R$ 209.
O YouTube está mudando o funcionamento dos anúncios este ano. Em março, a rede social anunciou que acabaria com os anúncios sobrepostos nos vídeos. Já em maio, revelou que incluiria anúncios impossíveis de pular nas Smart TVs.
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