“YouTube.com/Podcasts” já está no ar nos EUA; veja como é
Os podcasts ficaram muito populares nos últimos anos e saíram dos tradicionais serviços de streaming de áudio para fazer sucesso nas plataformas de vídeo.
O Google acompanhou o Youtube se transformar em um dos principais meios de se consumir podcasts e lançou dentro do “explorar” um espaço para agregar os programas que estão em alta e facilitar o acesso a esse tipo de conteúdo.
A página de podcasts vazou em março, durante o período final de desenvolvimento, mas só começou a ser liberada para o público dos EUA no final do mês de julho. A expectativa é de que a nova aba deve ser gradativamente disponibilizada para todos os usuários da plataforma e em breve chegar a mais países.
É possível acessar o espaço através do já citado botão “explorar” ou através do link “www.youtube.com/podcast”. Na página, a plataforma lista uma série de programas populares e também disponibiliza algumas playlists de conteúdos em alta.
A página fica ao lado dos outros tópicos do “explorar” — “Em alta”, “Música”, “Filmes”, “Ao vivo”, “Jogos”, “Notícias”, “Esportes” e “Aprender” –, não tem nenhuma grande novidade no design e funciona no formato convencional do Youtube. O usuário pode navegar em algumas playlists e visualizar episódios que estão em alta e assistir o que for de seu interesse, mas sem novidades ou recursos exclusivos para podcasts.
Aparentemente a intenção da gigante da tecnologia é integrar o serviço, Google Podcasts, disponível no mecanismo de pesquisa da empresa, ao Youtube, concentrando tudo em um só lugar.