Pelo jeito o Google acha que ter um serviço de música via streaming não é o suficiente, e ele quer ter dois. Escondido nos códigos do app do YouTube para Android estão referências a algo chamado “Music Pass”, que aparentemente seria uma forma de ouvir música pelo YouTube – uma experiência mais completa do que é possível atualmente.

Rumores de serviço de música com a marca YouTube não são novos, mas pela primeira ver alguma referência à existência dele foi encontrada em algo oficial. Segundo o Android Police, os códigos do Music Pass sugerem a oferta de músicas offline, tocar em segundo plano (assim você pode usar outros apps sem precisar pausar a música), nada de anúncios e também vídeos – seria este o diferencial em relação ao Google Play Music All Access. Os vídeos poderiam ser armazenados no seu dispositivo por até 48 horas para serem vistos offline, seja em resolução padrão (360p) ou HD (720p).

A inclusão dos códigos em uma versão final do app do YouTube para Android indica que o Google está bem perto de anunciar o YouTube Music Pass. Falta agora descobrir outras questões fundamentais – preço, ofertas de assinaturas, disponibilidade ao redor do mundo. Será interessante ver como o Google vai lidar com dois serviços que são, essencialmente, iguais. O Play Music All Access pode estar disponível apenas nos Estados Unidos, mas ele faz desde o meio do ano exatamente o que o Music Pass supostamente fará. [Android Police via TechCrunch]