O YouTube anunciou nesta terça-feira (29) uma série de mudanças visuais no serviço, a mais emblemática delas justamente na identidade da marca. Pela primeira vez em 12 anos, o YouTube muda de logotipo, tirando a ênfase da palavra “Tube” e levando-a ao botão de play, que já se tornou icônico para a companhia.
• YouTube começa a pôr em quarentena vídeos extremistas
• Como encontrar quase tudo no YouTube
No desktop, o YouTube trabalhou no desenvolvimento de um novo design, aplicando o conceito de Material Design, linguagem de design desenvolvida pelo Google para seus produtos. O recurso mais destacado no redesign pela companhia é o “Tema escuro”, que escurece o fundo da página para melhorar a experiência visual do usuário enquanto ele assiste a vídeos no site.
Imagem: YouTube
Porém, o maior foco das mudanças está no mobile. O YouTube anunciou uma série de novidades para seu aplicativo. Depois da boa recepção do público ao gesto de dois toques para avançar ou retroceder 10 segundos em um vídeo, agora a empresa traz a possibilidade de alternar entre vídeos deslizando o dedo para a esquerda ou para a direita da tela. Além disso, uma aguardada alteração vem por aí: o formato do player do YouTube será adaptável ao conteúdo que você está reproduzindo, mudando automaticamente com base no formato do vídeo que você vê: vertical, quadrado ou horizontal. Isso elimina as por vezes irritantes faixas pretas nas laterais.
O YouTube para dispositivos móveis terá agora também um design mais simples, com um cabeçalho branco, dando destaque ao conteúdo, além da adição das guias “Conta” e “Biblioteca”. O usuário pode também agora navegar por vídeos sugeridos enquanto vê outro conteúdo em tela cheia. Por fim, um recurso bastante usado no desktop e que agora chega ao mobile é a possibilidade de aumentar ou diminuir a velocidade dos vídeos.
O novo design será aplicado hoje tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, “em breve” chegando a todos os apps e serviços do YouTube, segundo comunicado da empresa.