Em um e-mail enviado aos assinantes do serviço Premium, o YouTube confirmou que o conteúdo original da plataforma será disponibilizado para todos os usuários, porém com anúncios, a partir de 24 de setembro. Já os assinantes Premium poderão assistir sem propaganda.

O YouTube já havia anunciado anteriormente que pretendia adotar essas mudanças, mas não havia divulgado uma data na época.

De acordo com a página de suporte do Google, as vantagens da assinatura premium incluem a possibilidade de assistir aos filmes, séries e eventos do canal YouTube Originals logo na estreia e sem anúncios, além de poder fazer o download para assistir offline.

A página também diz que nem todo o conteúdo será aberto para os não assinantes. No caso de séries, por exemplo, “apenas alguns episódios selecionados estarão disponíveis para assistir a qualquer momento”. Conteúdo bônus, como versões do diretor e cenas extras, também serão exclusivos para os usuários premium.

Conforme aponta o TechCrunch, no futuro, o YouTube deve buscar outras formas de receita além dos anúncios e assinaturas. Tendo encontrado sucesso em produções originais como Cobra Kai (série derivada do filme Karatê Kid), a plataforma também tem conquistado audiência com conteúdos relacionados a celebridades. Isso pode ser uma das razões de a empresa estar apostando em uma nova iniciativa que permite conectar fãs e famosos virtualmente em sessões de “meet & greet” e outros eventos pagos.

Parece que o YouTube está se armando em diversas frentes para conquistar assinantes e gerar receita em um mercado de streaming crescente e cada vez mais competitivo.

[TechCrunch]