Se você abriu um vídeo do YouTube entre ontem e hoje e notou alguma coisa esquisita, saiba que você não está sozinho. A plataforma fez uma mudança silenciosa. Agora, o player se adapta à proporção do vídeo que você está vendo.

Até agora, o YouTube forçava uma proporção 16:9 em todos os vídeos, qualquer que fosse o formato deles, colocando barras pretas horizontais ou verticais para completar a tela. Pensando assim, até que não é uma mudança tão grande — afinal, o espaço preto foi substituído por espaço branco. Por outro lado, os controles de reprodução agora também se movem para ficar ajustados ao tamanho do conteúdo.

Esta mudança sutil na interface não foi anunciada em nenhum dos canais oficiais da plataforma. Até agora, só rolou uma resposta nos Fóruns de Produto do Google. O usuário tinha perguntado: “por algum motivo, hoje, meu player do YouTube ficou enorme. Está horrível, muito desconfortável. Eu quero voltar ao que era antes. Como eu faço isso????”

Os ajustes são automáticos e se aplicam a todos os vídeos já postados no site. De acordo com um porta-voz ouvido pelo Gizmodo, ainda não há como desativar o recurso.

O que é interessante de se observar é que as novas proporções mudam a localização de várias coisas importantes no site. Vídeos mais largos fazem com que a descrição, o nome do canal e o botão para se inscrever fiquem em um lugar de destaque, mais alto. Já vídeos quadrados ou verticais empurram essas informações lá para baixo na página. Vamos ver quanto tempo demora até algum YouTuber sacar isso e tirar proveito dessas mudanças para conseguir mais assinantes.