Depois de anunciar a novidade em junho do ano passado e disponibilizá-la para iOS em dezembro, o YouTube finalmente traz aos usuários de Android a possibilidade de assistir a vídeos com o player dinâmico da plataforma, que se ajusta a diferentes proporções, dependendo do conteúdo.
• Assistir vídeos gravados na vertical no YouTube será menos doloroso agora
• Novas diretrizes do YouTube são simples para famosos, mas pesadas para criadores pequenos
• YouTube Go vai permitir que você veja quase todos os vídeos offline
Agora, ao encontrar um vídeo gravado na vertical no YouTube, a rede fará o trabalho necessário para encaixá-lo da melhor maneira na tela do seu celular – é o fim das barras pretas que preenchiam as telas nos vídeos gravados na vertical.
Além de vídeos neste formato, o YouTube vai adaptar também conteúdo em proporções quadradas, comuns no Facebook e Instagram.
Como explica o 9to5Google, vídeos quadrados e verticais preencheram toda a tela, com o título e informações localizados no rodapé. Caso você deslize o vídeo para baixo – para ver o conteúdo sugerido, por exemplo, o vídeo diminuirá para caber na tela enquanto você visualiza estas informações.
? Calling all Androids ?
Now the YouTube player will automatically adapt to the shape of the video you’re viewing, so you can see more of your favorite videos! pic.twitter.com/0Gk0hXav0I
— YouTube (@YouTube) March 26, 2018
Os vídeos gravados por celulares nos apresentaram a novas maneiras de consumi-los, assisti-los e gravá-los. Não há como negar que gravar conteúdo na vertical é muito mais confortável para as nossas mãos, e plataformas como o Snapchat popularizaram esse formato de vez – que foi em seguida copiado pelo Instagram e os demais produtos do Facebook, tornando essa forma de gravar e ver vídeos ainda mais popular.
O Google até tentou convencer o usuário a gravar da maneira mais adequada para assistir o vídeo, mas desistiu da ideia há alguns anos.
Uma emissora de televisão brasileira tenta popularizar o vídeo gravado na horizontal, mas talvez seja a hora da TV também se adaptar ao usuário. É como diz o ditado: se não pode vencê-los, junte-se a eles.