
YouTube Premium vai ficar mais caro no Brasil; saiba novos preços
O YouTube Premium sofrerá um reajuste de preço no mercado brasileiro. A plataforma está comunicando os assinantes do serviço via e-mail ressaltando que os valores serão alterados nas modalidades Individual, Família e Estudante.
Agora, o plano Individual passou de R$ 24,90 para R$ 26,90, enquanto o Estudante foi de R$ 13,90 para R$ 16,90. Assim como ocorreu fora do país, o plano Família foi o que teve o maior reajuste, com o preço da assinatura indo de R$ 41,90 para R$ 53,90 — um aumento de 28%.
As mudanças nos preços não são exatamente uma novidade. No final do ano passado, houve um movimento de reajuste nos valores dos planos pagos em vários países da Europa e Ásia. Na ocasião, a empresa afirmou que a decisão, apesar de difícil, viabilizaria a melhoria contínua do serviço e também ajudaria a apoiar criadores de conteúdo.
A justificativa também está sendo utilizada nos comunicados enviados aos impactados pela alteração no Brasil. “Essa mudança não será em vão. Pelo contrário, ela vai permitir que o YouTube continue melhorando o Premium e apoiando os criadores e artistas que você acompanha na plataforma”, afirma o YouTube em e-mails enviados aos assinantes.
YouTube Premium mais caro
Os novos preços atingem tanto novos usuários quanto os assinantes mais antigos da plataforma. Eles passam a valer já a partir do próximo ciclo de cobrança.
A plataforma lançou a assinatura premium do YouTube em 2015 — na época, conhecida como YouTube Red. Em 2018, a modalidade sofreu um “rebranding”. Desde então, segue crescendo em número de novos assinantes em busca de uma experiência livre de anúncios, bem como possibilidade de reprodução em segundo plano, execução de conteúdo offline, além de acesso ao YouTube Music.
Recentemente, o Google lançou em alguns países uma assinatura Premium Lite, que oferece possibilidade de visualização de vídeos sem anúncios a um valor mais acessível, mas possui algumas restrições. Conteúdo publicitário ainda é exibido durante a navegação e vídeos de música, por exemplo. Mas, por enquanto, a modalidade ainda não está disponível no Brasil.