YouTube remove vídeos de lutas de robô por engano ao confudi-los com animais

O YouTube admitiu ter cometido um erro por ter removido diversos vídeos de luta de robôs ao citar suas políticas contra “infligir deliberadamente sofrimento aos animais” como “briga de cães ou de galos”. A plataforma voltou atrás e os conteúdos já estão disponíveis. De acordo com o Motherboard, as remoções foram percebidas pelo canal Maker’s […]
Robôs Speed Wedge e Ubersaw lutando
Jamison Go/YouTube

O YouTube admitiu ter cometido um erro por ter removido diversos vídeos de luta de robôs ao citar suas políticas contra “infligir deliberadamente sofrimento aos animais” como “briga de cães ou de galos”. A plataforma voltou atrás e os conteúdos já estão disponíveis.

De acordo com o Motherboard, as remoções foram percebidas pelo canal Maker’s Muse e afetou diversos outros canais de competidores do evento BattleBots. Alguns deles, como Jamison Go do Team SawBlaze, teve nove vídeos removidos.

Sarah Pohorecky do Team Uppercut também teve alguns de seus conteúdos retirados do YouTube e disse ao Motherboard que estimava que cerca de 10 a 15 canais tinham sido afetados. Aparentemente não havia um padrão entre os títulos dos vídeos, nem com os robôs em si, além do fato de alguns dos robôs terem nomes de animais.

Aviso do YouTube sobre remoção de conteúdo

Este foi um dos vídeos removido do canal de Jamison Go, no qual nenhum animal está sofrendo e não há briga de galos. Na real, o que vemos são dois robôs fodas chamados Speed Wedge e Ubersaw na trocação:

“Com o volume massivo de vídeos em nosso site, às vezes cometemos erros”, disse um porta-voz do YouTube ao Motherboard. “Quando é trazido à nossa atenção que um vídeo foi removido por engano, agimos rapidamente para restaurar o acesso. Também oferecemos aos donos de canais a possibilidade de apelar sobre as remoções para que revisemos o conteúdo”.

Não está claro se um humano ou um algoritmo zoado do YouTube determinou que esses conteúdos violavam as políticas, embora Pohorecky tenha dito ao Motherboard que a nova interface para apelar remoções lançada em julho seja muito mais confusa do que a anterior.

Nesse meio tempo, o YouTube não tem feito nada para remover perfis ligados à grupos extremistas.

[Motherboard]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas