_Tecnologia

YouTube, TV e redes sociais: onde acompanhar o sorteio da Copa do Mundo hoje

Sorteio das chaves do Mundial no Catar será transmitido na TV aberta, TV fechada e internet. Veja todos os detalhes do grande evento da Fifa

Seleção Brasileira/Copa do Mundo

Imagem: CBF/Reprodução

Após a vitória por 4 a 0 do Brasil sobre a Bolívia na última rodada das eliminatórias sul-americanas, que sacramentou a melhor campanha de uma seleção neste formato de disputa, muitos brasileiros estão confiantes para a próxima Copa do Mundo.

Nesta sexta-feira, 1º de abril, será realizado o sorteio dos grupos do torneio, que acontecerá no mês de novembro no Catar.

O sorteio terá início às 13h, horário de Brasília, e poderá ser acompanhado no site FIFA.com  e nos perfis oficiais da entidade máxima do futebol no Twitter, Facebook e Instagram. A CBF TV, canal oficial do YouTube da Confederação Brasileira de Futebol, transmitirá gratuitamente o evento. A Rede Globo, o canal fechado SporTV e o site do Globo Esporte também transmitirão o evento.

Até o momento, 29 seleções já carimbaram o passaporte para o Mundial –só no última data FIFA, nove delas garantiram vaga: Camarões, EUA, Gana, Marrocos, México, Polônia, Portugal, Senegal e Tunísia. Confira quem já está na Copa:

Seleção anfitriã

África

Ásia

*Austrália e Emirados Árabes Unidos disputarão uma partida de mata-mata pela vaga na repescagem do Mundial.

Europa

*Por conta da guerra, o jogo entre Escócia e Ucrânia ainda não foi realizado. O vencedor deste confronto enfrentará a seleção do País de Gales pela última vaga europeia na Copa do Mundo.

América do Norte

*Costa Rica  jogará contra a Nova Zelândia pela vaga no Mundial 2022.

Oceania

Nova Zelândia disputará a repescagem conta a Costa Rica pela vaga na Copa do Mundo.

América do Sul

*O Peru ficou em 5º lugar nas eliminatórias sul-americanas e irá jogar uma partida da repescagem pela vaga no Mundial contra o vencedor de Austrália x Emirados Árabes.

O sorteio

As seleções estão divididas em quatro potes:

Pote 1: Catar (país sede), Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal;
Pote 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai e Croácia;
Pote 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos e Tunísia;
Pote 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões e os países classificados na repescagem.

ATENÇÃO!

Antes de ir assistir o sorteio da Copa do Mundo, saiba que existem algumas regrinhas para este sorteio:

  1. Países do mesmo continente não podem cair no mesmo grupo, com exceção da Europa. Então, dois países europeus podem se enfrentar na fase de grupos;
  2. Um grupo pode ter no máximo duas seleções europeias;
  3. Os classificados na rodada da repescagem de junho estão automaticamente no pote número 4.

A confirmação da classificação da seleção portuguesa sobre a Macedônia do Norte –que eliminou a favorita Itália–, confirmou as fortes seleções da Alemanha e Holanda no pote 2 dos sorteio, o que pode significar que uma das duas pode cair no mesmo grupo do Brasil, cabeça de chave, e, portanto, no pote 1. 

Ainda há possibilidade de um famoso “grupo da morte” formado por Brasil, Alemanha, Senegal e Canadá. Ou mesmo uma chave com Brasil, Alemanha, Polônia e Gana!

Por isso, a torcida já começa agora para a seleção brasileira pelo menos cair em um grupo mais “fácil”. Você pode simular os grupos no simulador disponibilizado no site do “Globo Esporte” clicando AQUI.

Sair da versão mobile