Assim como em seu aplicativo para smartphones e dispositivos móveis, o YouTube para desktop começou a introduzir a possibilidade de continuar assistindo a um vídeo em miniatura enquanto você navega pela busca e pelos canais de outros vídeos da plataforma.

• YouTube estreia streaming de música por R$ 16,90; novo YouTube Premium corta propaganda em vídeos por R$ 20,90
• YouTube Kids agora permite que pais controlem conteúdo disponível para seus filhos

A novidade foi notada pelo 9to5Google, e alguns usuários já estão podendo usufruir da novidade em seus computadores. Para ativar a nova função, basta estar em um vídeo do YouTube e clicar no novo ícone que aparece no canto direito inferior do player, intitulado “Ativar miniplayer” (na captura de tela abaixo).

Quando você faz isso, é redirecionado para a última página em que você esteve do YouTube (seja ela de busca, canal ou a principal) antes de selecionar o vídeo atual, que segue sendo reproduzido no canto direito inferior da tela. Ao passar o mouse sobre o miniplayer, você terá as opções de pausar o vídeo ou de ir para o próximo na playlist/reprodução automática, além da possibilidade de clicar em um X para parar a reprodução.

Ao clicar em outro vídeo, naturalmente, seu vídeo atual para, dando lugar ao novo vídeo. Notamos que, ao clicar em um canal cuja home page tem um vídeo automático de apresentação, seu vídeo em miniatura também para de tocar.

A novidade vem sete meses depois de testes feitos pelo YouTube com funções de multitarefas que pareciam indicar a iminência do miniplayer.

[9to5Google via Engadget]

Imagem do topo: Reprodução de tela