No ano passado, testamos um app de realidade virtual – feito em parceria entre Oculus e Samsung – que coloca você dentro de uma sala com uma tela de cinema. Era ótimo! Agora, o Google está fazendo algo semelhante para os vídeos do YouTube.

Você pode assistir a qualquer vídeo do YouTube usando o Google Cardboard: ele será exibido numa espécie de cinema virtual, que reage aos seus movimentos.

Para isso, é preciso usar a versão mais recente do app para Android: então, basta abrir um vídeo, tocar nos três pontinhos e selecionar a opção “Cardboard”.

YouTube e realidade virtual (2)

O Google Cardboard é um dispositivo simples e barato de realidade virtual com corpo de papelão. Basta inserir seu smartphone e levá-lo até o rosto.

Segundo o Google, cerca de um milhão de pessoas têm um Cardboard, e esse número está prestes a aumentar: o New York Times vai distribuir 1,3 milhão de Cardboards neste final de semana para os assinantes do jornal.

Além disso, o YouTube agora tem suporte a vídeo VR, que dá uma sensação de profundidade quando você olha em qualquer direção: “o que está perto parece perto, e o que está longe parece longe”, explica o Google. É um passo à frente em relação a vídeos em 360 graus, também suportados pelo YouTube.

YouTube e realidade virtual (1)

E o efeito é convincente. Segundo a Wired:

O vídeo é impressionante – acima de tudo, porque eu podia ver como os objetos na cena estavam perto ou longe de mim. A ilusão de profundidade é convincente. O rapaz no monociclo (um dos engenheiros da câmera Jump, aparentemente) estava a vários metros de distância. Os outros caras estavam andando perto de mim. E o fluxo de água, bem atrás de mim, parecia próximo o suficiente para que eu pudesse saltar nele se quisesse.

Você pode testar isso nos vídeos desta playlist, que incluem experiências do filme Jogos Vorazes, um clipe do Avicii, um gameplay de Minecraft, entre outros. Caso você não tenha um Cardboard, tudo bem: basta clicar e arrastar o mouse para ver ao redor, ou mover o smartphone.

O YouTube agora tem a maior coleção de vídeos que podem ser vistos em VR. O objetivo é “democratizar a realidade virtual”, e também responder à concorrência: o Facebook, dono da Oculus, lançou recentemente vídeos em 360 graus e quer ser o novo YouTube.

O app do YouTube com suporte a Cardboard está disponível para Android e virá em breve para iOS.

[YouTube Blog via Wired e CNET]