_Ciência

Youtuber constrói patas robóticas para cobra; assista o vídeo

O maquinário tinha como base o estilo de caminhada de lagartos, e deixava a cobra livre para entrar ou sair conforme sentisse necessidade. Veja mais

YouTuber constrói pernas robóticas para cobra em vídeo

Imagem: Allen Pan/YouTube/Reprodução

Num passado evolutivo distante, as cobras tiveram patas. Os membros, no entanto, sumiram com o passar do tempo devido a alterações genéticas. Mas e se uma pessoa fosse capaz de devolver ao réptil a capacidade de caminhar? 

Esse era o objetivo de Allen Pan, um youtuber que se descreve como MythBuster fracassado. Para resolver o problema das cobras, ele decidiu construir pernas robóticas e testá-las com um animal real. O vídeo publicado no último sábado (13) já soma mais de 2 milhões de visualizações.

O primeiro passo do cientista amador foi visitar um pet shop para observar a passada de lagartos. Assim, conseguiria entender como as cobras andariam caso tivessem patas. Depois, precisou estudar de que forma colocaria o animal no equipamento. Um tubo transparente aberto em ambas as extremidades pareceu a melhor solução. 

Por fim, o youtuber procurou por um criador de cobras. O profissional escolhido pode ser encontrado na internet como granddaddyHerps. Como foi dito no vídeo, o colaborador possui mais de 11 anos de experiência com esses répteis, e estava presente para evitar que a cobra ou o próprio Pan se ferisse durante o experimento.

As pernas robôs funcionaram. A cobra não precisava fazer nada além de entrar na comprida cabine reservada para ela. Então, o youtuber programou o movimento das patas com seu notebook e ligou o equipamento a distância. 

O animal pareceu confortável durante sua breve caminhada, que foi interrompida após o choque com um objeto deixado no chão do galpão. Basta saber se a moda vai pegar entre os criadores de répteis.

Sair da versão mobile