O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky é a Pessoa do Ano de 2022 escolhida pela revista Time. O ex-ator e comediante e atual político tem enfrentado a invasão da Rússia ao seu país e se tornou símbolo da resistência ucraniana.
Em 2021, o escolhido foi o bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e do Twitter. A Tesla, empresa de carros elétricos, se tornou a montadora mais valiosa do mundo.
“O sucesso de Zelensky como líder em tempo de guerra se baseou no fato de que a coragem é contagiosa. Ela se espalhou pela liderança política da Ucrânia nos primeiros dias da invasão, quando todos perceberam que o presidente havia permanecido”, escreveu a Time.
A decisão contraria a de outros líderes no passado, como Viktor Yanukovych, que fugiu da capital Kiev em 2014 enquanto manifestantes cercavam sua residência. O ex-presidente ucraniano vive na Rússia até hoje.
Nesta terça-feira (6), Volodimir Zelensky visitou as tropas ucranianas próximo às linhas de frente no leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia entraram em uma guerra contínua em 2014. Este ano, os conflitos recomeçaram com força em fevereiro, deixando pelo menos 41 mil mortos, segundo dados da Reuters.