Zerou o “Tetris”: menino de 13 anos é primeiro da história a vencer o jogo
Um garoto de 13 anos alcançou um feito histórico no mundo dos games: ser o primeiro humano a zerar o “Tetris” original. O título foi lançado oficialmente em 1984 e foi desenvolvido pelo engenheiro russo Alexey Pajitnov e até pouco tempo atrás ninguém havia conseguido completá-lo.
O grande vencedor do game foi Willis Gibson, americano de 13 anos conhecido como “blue scuti” na internet. Para aqueles que duvidam, a conquista está devidamente documentada em um vídeo no YouTube. O feito é tão impressionante, que até mesmo a atual presidente executiva da empresa detentora dos direitos de “Tetris” parabenizou o menino.
“Parabéns ao ‘blue scuti’ por alcançar esta conquista extraordinária, um feito que desafia todos os limites pré-estabelecidos por este jogo lendário“, disse a CEO da Tetris, Maya Rogers.
Confira o vídeo do momento histórico no link a seguir:
O game, que completa 40 anos agora em 2024, não teve um fim projetado. O que Gibson conseguiu alcançar no nível 157 foi a “tela de eliminação”, que é quando o código do jogo falha e trava completamente o jogo em razão das limitações da tecnologia da década de 80.
O jogo é um dos maiores clássicos da indústria dos games e já foi replicado em mais de 200 versões diferentes. De proposta simples, ele também é considerado extremamente viciante. O próprio Pajitnov afirmou que ficou obcecado pelo título e gastou muitas horas jogando seu protótipo durante o desenvolvimento.
Após finalmente conseguir chegar ao ponto limite do jogo, Willis afirmou na transmissão que não conseguia sentir seus dedos. Nas fases mais avançadas, os blocos vão “caindo” de maneira mais acelerada, o que exige muita concentração para evitar erros que possam comprometer todo o progresso.
Oficialmente o game não tem fim, ele foi projetado para gerar fases infinitamente e, conforme os jogadores vão avançando, a velocidade também vai aumentando a níveis sobre-humanos. Antes de “blue scuti” travar o jogo, o feito havia sido conquistado apenas por inteligência artificial.