Já pensou em assistir ao nascimento de um dragão? Não estamos falando de dragões de filmes, mas aqueles da vida real mesmo. Ainda que não soltem fogo pelas ventas, dragões de Komodo são as versões mais próximas desses seres mitológicos. Bem, pelo menos pelo nome.

O nascimento dos dragões bebê foi registrado em um zoológico do Texas, nos Estados Unidos. No fim de outubro, dez raros espécimes de dragões de Komodo  vieram ao mundo.

O vídeo feito pela equipe de veterinários e cuidadores mostrou o exato momento da eclosão de parte dos ovos em um vídeo. As imagens, porém, foram aceleradas, como você pode assistir abaixo.

Segundo o zoológico, as criaturinhas passam bem. “Os filhotes estão com saúde e estamos ansiosos para vê-los crescer e ajudar a preservar os dragões de Komodo”, disse em um comunicado o diretor do zoo, Tim Morrow.

Eles são dragões mesmo?

Na verdade, dragões de Komodo nada mais são do que lagartos gigantes. Natural da Indonésia, ele é conhecido por ser o maior lagarto do mundo, podendo chegar a 3 metros de comprimento e pesar até 160 quilos.

Em 2021, a espécie entrou na lista de ameaçados de extinção. Segundo o zoológico de San Antonio, há atualmente no mundo menos de 1,4 mil indivíduos .

Assine a newsletter do Gizmodo

Especialistas já explicaram que o avanço da urbanização para áreas florestais e os efeitos climáticos são os principais fatores que colocam essa e outras espécies em risco de extinção.