O criador de interfaces de usuário R. Clayton Miller acredita que o mouse e a área de trabalho baseada em janelas têm que morrer. É confuso demais. No entanto, ele diz que telas multitoque não são a resposta. Vendo a solução dele, parece que ele está certo.

Este vídeo examina os benefícios e limitações inerentes às interfaces atuais baseadas no mouse e em janelas, além dos problemas de outras soluções em potencial, e mostra minha proposta para uma forma completamente nova de interagir com computadores de mesa.

Basicamente, Miller lembra que o mouse, apesar de ser largamente utilizado há mais de 20 anos, não é o dispositivo ideal, porque reduz a interação com o computador a um só ponto: desse modo, tarefas simples requerem várias ações. E telas multitoque têm muitas desvantagens no desktop, como já dissemos: é desconfortável tocar a tela por muito tempo; uma tela na horizontal pode criar desconforto no pescoço; e, principalmente, as mãos ficam na frente da tela e obstruem a visão.

A solução proposta é um dispositivo multitoque que consiste em uma superfície abaixo do teclado, e que identifica e responde a todos os seus dedos. Por isso, é preciso reinventar a interface também: o 10/GUI envolve janelas organizadas verticalmente, menus que mostram todas as opções (já que você agora tem 10 dedos para escolher uma opção, em vez de uma só setinha de mouse) e gestos com dois, três e até quatro dedos ao mesmo tempo.

Eu curti muito o que vi no vídeo. A forma como os programas são organizados e acessados, como um fluxo. Adoro como ele resolveu o dilema do menu geral versus menu do programa. O que eu não gostei é da ideia de ter uma superfície de controle abaixo do teclado. Sim, a maioria já está acostumada, depois de usar trackpads nos laptops. E Miller está certo ao dizer que isso facilita a transição para uma interface sensível a toque. No entanto, eu queria ver isto implementado de outra forma: tanto móvel — em um tablet — como no desktop — em algum formato novo que os fabricantes consigam inventar. [10/GUI via Unplggd]