Quando o Google comprou a Motorola na semana passada, eles adquiriram quase um século de inovação sem fio. O Technology Review fez uma lista completa do passado da Motorola, de rádios a smartphones. Eis alguns de nossos favoritos da lista.

A Motorola foi fundada em 1928. Em 1930, eles já tinham um rádio para carro, o 5T71, primeiro produto a levar a marca Motorola. Na imagem acima, você vê o receiver, o controle do rádio e o alto-falante.

O primeiro walkie-talkie (rádio bidirecional) do mundo foi feito pela Motorola em 1940. À esquerda, está o modelo Handie-Talkie SCR536, um dos ícones da Segunda Guerra Mundial. A Motorola também foi a primeira a criar um rádio bidirecional com frequência FM. A ilustração da direita, de 1943, mostra o modelo SCR300, que pesava 15,9kg e era usado pelo exército americano.

Sim, a Motorola esteve lá quando o homem pousou na Lua, em 1969. Eles forneceram diversos tipos de equipamento de rádio para programas espaciais americanos, e foram aparelhos da Motorola que transmitiram as primeiras palavras do homem na Lua durante a missão Apollo 11.

Antes do Milestone e do Razr, a Motorola criou o StarTAC. O aparelho era o menor e mais leve celular disponível no mundo em 1996, e deixou muita gente com inveja numa época em que celular ainda era um luxo para poucos.

A lista completa está aqui: [Technology Review]