A Amazon não estava apenas provocando esses chatos que vivem dizendo que preferem ler e-books no iPhone: o aplicativo para o iPhone e o iPod touch chegou.

O programa gratuito traz várias funções do Kindle para a pequenina tela non-E-Ink do iPod e do iPhone, inclusive os mesmos livros eletrônicos, revistas e jornais que os donos de Kindle podem comprar, e capacidade de mudar o tamanho do texto, adicionar bookmarks, notas e realces. À primeira vista, parece não ter dicionário, nem busca.

Para quem tem tanto o Kindle quanto o iPhone, o programa pode sincronizar os dois para que o usuário mantenha seus bookmarks nos dois dispositivos. Imediatamente após carregar o aplicativo, o recurso funcionou exatamente como prometido, e a página em que estávamos no Kindle 2 foi exibida no iPhone.

Embora meu primeiro pensamento tenha sido “Jesus (não o Diaz), a Amazon está disposta em se canibalizar”, acho que essa jogada meio que faz sentido. As pessoas que querem E-Ink ainda comprarão o Kindle 2, e talvez isso afaste as pessoas das outras numerosas e menos completas opções de e-book no iTunes. [iTunes Link to Amazon Kindle App]