Não vai ser fácil para a Apple largar a dependência nas telas OLED da Samsung
Após o lançamento atrasado do iPhone X no ano passado, a Apple está tentando comprar algumas telas extra OLED para a leva de novos iPhones deste ano. Infelizmente, a companhia está aparentemente com problemas com seus parceiros de fabricação de displays, segundo o Wall Street Journal.
• Parece que a Apple está preparando o lançamento de iPhones mais baratos
• Troca de tela com peças originais está zoando o controle de brilho dos iPhones
A Apple escolheu a divisão de telas da LG, que é líder na fabricação de displays OLED para TV, para tentar quebrar sua dependência da Samsung — que é o seu fornecedor atual de telas para o iPhone X. No entanto, essa estratégia não está sendo executada como planejado por causa de problemas por parte da LG.
Os últimos rumores dizem que a Apple está planejando lançar uma série de novos iPhone neste ano, incluindo um de 5,8 polegadas e outro de 6,5 polegadas — ambos devem contar com displays OLED. A vantagem desse tipo de tela é que é possível controlar o nível dos pixels, o que pode resultar em melhores níveis de preto e gerenciamento de energia mais preciso. Além disso, elas tendem a ter melhor saturação de cor que telas LCD tradicionais. O grande problema é que essas telas podem ser muito difíceis de serem fabricadas.
E é aí que a LG deveria entrar, se não tivesse lidando com atrasos de produção e forçando a Apple a continuar usando displays da Samsung. O problema está no processo de fabricação. A Apple precisa de displays menores e mais eficientes, que requerem um processo de manufatura diferente do usado pela LG em seus painéis grandes OLED. A Apple também está colocando telas da LG em múltiplos protótipos de produção de iPhone com telas OLED — um movimento pouco ortodoxo, segundo fontes do Wall Street Journal.
A Apple precisa buscar novos fornecedores, pois este display é um dos componentes mais caros de todo o dispositivo, segundo a empresa de consultoria Fomalhaut Technosolutioins, que disse ao Wall Street Journal entre “US$ 97 e US$ 376 por dispositivo.”
Reduzir um pouco esse número poderia permitir que a Apple vendesse o iPhone X por um valor um pouco menor, ou oferecer aos consumidores mais opções de compra.
Por outro lado, pode ser uma forma fácil da Apple aumentar ainda mais a margem de lucro. Como existe um rumor de uma versão com tela de 6,1 polegadas LCD, uma lentidão no processo de fabricação pode não afetar muito os resultados da Apple.
Imagem do topo: Getty Images