Treasure Island é uma antiga base da Marinha americana, localizada no meio da Baía de San Francisco. E parece que o Google está construindo algo gigante e supersecreto por lá, em uma enorme barca. O que será?

De acordo com a Cnet, a estrutura tem quatro andares e está flutuando em uma barcaça de 76 x 22m. Ela é composta por uma série de contêineres. O que há dentro deles?

A CNET especula que o Google está criando um protótipo de um data center flutuante. Isso faz muito sentido, já que o uso de água do mar para resfriar data centers pode economizar uma boa grana para a empresa. Ela já faz isso em seu data center na Finlândia.

O Google, é claro, não comenta sobre a estrutura, mas a Cnet descobriu vários indícios que conectam a barcaça à gigante das buscas. Ela foi alugada para a empresa By and Large LLC (uma referência a Wall-E?), que parece estar ligada ao Google.

Funcionários que trabalham na área também dizem que empregados do Google são presença constante na área. O Google até obteve uma patente de data centers flutuantes em 2009!

Entre balões que levam internet e carros que dirigem sozinhos, o Google adora se envolver em projetos malucos. Um data center flutuante pode ser mais um deles. Seria curioso vê-lo no Brasil, se a exigência de data centers nacionais for aprovada por aqui. [Cnet]

Fotos por James Martin/CNET