Diferente do Opera Mobile, o Opera Mini desconstrói as páginas em um servidor próprio para que você as veja melhor e mais rápido no seu celular com Java ou BlackBerry. O beta traz uma interface melhor para uso com telas de toque ou botões de função, além de navegação por abas, speed dial (acessar um site favorito apertando um número) e gerenciador de senhas.

A ideia é se aproximar o máximo possível da versão desktop. Abra uma nova aba e você verá os thumbnails dos sites configurados no Speed Dial. A nova versão também pode ser configurada para armazenar informações de login no seu telefone.

Assim como no Opera 4.2, os vídeos do YouTube tocarão no Media Player nativo do seu telefone, e não há suporte a Flash. A parte chata é que este beta também não suporta Skins e Opera Link, apesar de que ambos devem ser reintroduzidos à medida que a versão for sendo desenvolvida. [Opera: Site Completo | Versão Mobile]

[PB: Usuário de Nokia, não deixem de baixar isso. É muito muito melhor que o navegador padrão para ler o Gizmodo e quase todos os sites mais parrudos.]

Release (mais informações no blog do Opera em português. Valeu, Patrick!)

Navegador líder global na internet móvel chega à próxima geração

Opera Mini 5 beta disponível agora

Oslo, Noruega – 15 de setembro de 2009 – A Opera Software lançou hoje o Opera Mini 5 beta, a mais nova atualização do browser para celulares mais popular do mundo. O Opera Mini tem mobilizado a Web tornando-a fácil de usar e disponível para todo o mundo.

 

Na sua quinta geração, o Opera Mini se mantém firme à promessa da empresa de oferecer uma experiência Web superior em qualquer dispositivo. O novo e dinâmico visual, Speed Dial e tabs – juntamente com a conhecida velocidade do Opera – fazem dessa nova versão do Opera Mini o navegador de internet mais fácil de usar em celulares. Simplesmente use o navegador atual do seu celular e acesse http://m.opera.com/next e baixe o Opera Mini 5 beta gratuitamente.

 

Nossos 5 recursos favoritos:

1.Novo visual – O Opera Mini 5 oferece um visual novo e intuitivo

2.Navegação por tabs – A tão popular navegação por guias encontrada no desktop agora no Opera Mini. Os tabs permitem ao usuário navegar por vários sites simultaneamente. Isto ajuda a ir de uma página para outra clicando em outra aba.

3.Navegação via touchscreen ou teclado – O Opera Mini atende às necessidades do seu telefone, otimizando a sua navegação através do touchscreen ou do teclado do seu celular

4.Gerenciador de Senhas – O Opera Mini é um banco de memória virtual, salvando de forma segura as senhas para seu email, redes-sociais e muito mais.

5.Speed Dial – A nossa forma de ver os marcadores para sua aventura online. O Speed Dial do Opera lhe recebe já com seus sites favoritos assim que você abrir o browser.

 

“Em nossas pesquisas, descobrimos que a principal razão pela qual as pessoas usam o Opera Mini é porque ele é fácil – fácil de usar a Internet que você conhece. A ideia de navegar a imensidão da Web em uma tela tão pequena pode ser um passo desafiador, e é por isso que há tempos nos dedicamos a tornar a experiência online que você conhece do seu computador, fácil também no seu celular,” disse Jon von Tetzchner, CEO, Opera Software. “Com novos e dinâmicos botões e tabs para a navegação, além do Speed Dial, você nunca mais estará a mais de um clique de distância de onde quer ir online.”

 

Para as Operadoras

O Opera Mini tem sido escolhido como a plataforma para internet móvel da preferência de mais operadoras em todo o mundo que qualquer outro navegador para celulares. O Opera Mini alivia o tráfego na rede ao comprimir os dados em até 90 porcento. O resultado é a mais rápida e robusta experiência possível, enquanto mantém os custos de entrega sob controle.

 

Com o Opera Mini, usuários de telefones celulares em todo o mundo tem mais da Internet por cada megabyte.