China precisa exibir nascer do sol em telões por causa da poluição? É mentira
Na semana passada, surgiu uma história em vários sites de que a poluição em Pequim está tão grave que o nascer do sol precisou ser televisionado em um telão LED enorme, para que as pessoas pudessem vê-lo. Só que essa história é falsa.
Sim, um nascer do sol foi transmitido nas grandes telas de Tiananmen. E sim, a poluição em Pequim está terrível. É um problema sério: na semana passada, a qualidade do ar atingiu “níveis perigosos”, segundo o New York Times.
Mas, como aponta o site TechInAsia, isto faz parte de um anúncio de turismo para a província chinesa de Shandong – não é por causa da poluição.
No canto inferior, você pode ver o logotipo “Shandong amigável” da Comissão de Turismo. O anúncio, ao contrário do que disseram vários meios de comunicação, não foi por causa da má qualidade do ar.
Esta é outra foto tirada no mesmo dia. Observe o logotipo de turismo de Shandong:
O nascer do sol foi um vídeo curto de poucos segundos, que faz parte de uma montagem maior sobre turismo. Confira neste link um dos vídeos de turismo de Shandong, semelhante aos que apareceram nas telas de Tiananmen. (O vídeo exato parece não estar online ainda.)
Dizer que o nascer do sol estava aparecendo no telão por causa do ar poluído simplesmente não é verdade. O TechInAsia diz que se trata de uma “bobagem completa”.
Eis outros exemplos de imagens que aparecem nos telões:
Mas como surgiu essa história falsa? O contraste entre o smog e o céu ensolarado no telão foi comentado inicialmente por usuários da Sina Weibo, rede social popular na China.
Depois, ela migrou para o Twitter, quando jornalistas do New York Times e CNN retuitaram uma foto da situação. Sites como Salon e Business Insider fizeram textos sobre o assunto, mas notando que “eles não colocaram este vídeo por causa do smog”.
Então o tabloide britânico Daily Mail resolveu falar sobre o assunto, com o título “China começa a transmitir nascer do sol em telas de TV gigantes porque Pequim está coberta em poluição”. Daí para a frente, poucos se preocuparam com os fatos – inclusive o site da Época, que reproduziu a história no Brasil.
Os telões de Tiananmen não são novidade. Eles foram instalados em 2009 para marcar o 60º aniversário da República Popular da China, e geralmente exibe propaganda militar, slogans e destinos de viagem – não importa se o tempo está ensolarado e claro, ou nebuloso e frio.
É inegável que o comercial “Shandong Amigável” criou um contraste. Mas é apenas isso: um contraste. E isso já foi visto antes, quando anúncios de viagens semelhantes foram exibidos durante dias de smog – a Associated Press fez uma reportagem sobre isso em outubro. E abaixo segue uma imagem de janeiro de 2013:
Infelizmente, este é um contraste que veremos novamente. [TechInAsia e news.163.com]