Há um ano, o Google lançou um beta da extensão Chrome Remote Desktop, que permite controlar computadores de forma remota através do navegador. Agora ele sai do beta, e ganha algumas funções a mais.

Entre as novidades, agora você pode copiar e colar entre computadores, e ouvir música e sons do outro computador – eles são transmitidos pela internet. (O streaming de áudio, no entanto, só funciona no Windows.) O Google promete outras novidades no futuro próximo.

E para usar, é simples: instale a extensão nos dois computadores – que podem rodar Windows, Mac ou Linux – abra o app “Área de trabalho remota do Chrome” e comece a usar.

Há duas opções. Uma delas é acessar o computador de outra pessoa: ela clica em “Compartilhar”, o que gera um código numérico; você insere esse código no seu computador, dentro do app, e pronto – aparece a outra área de trabalho dentro do próprio Chrome.

Você também pode ter acesso remoto constante aos seus computadores. No app, clique em “Ativar conexões remotas”, crie um PIN de segurança, e deixe o app fazer seu trabalho. Seu computador fica associado à sua conta do Google. No outro computador, logado com sua conta do Google, basta clicar no seu PC de casa, digitar o PIN e acessá-lo.

A extensão exige conexão à internet nos dois computadores, e requer que o outro esteja ligado para funcionar. Mas esta pode ser uma solução bem prática para quem quiser ajudar outra pessoa com problemas no computador, por exemplo: todo o processo é bem simples, usando apenas o navegador.

O Chrome Remote Desktop está disponível para Windows, Linux e Mac no link a seguir: [Chrome Web Store via Google Chrome Blog via TechCrunch]