Do home theater da sua sala até a telona do cinema, o nome Dolby sempre lembrou um padrão da indústria para som digital de qualidade. Se você não usa Dolby, alguma coisa está errada. Agora, com o Dolby Vision, a empresa quer fazer com que filmes fiquem tão bons na sua TV como já faz o som ficar excelente no seu sistema de som de casa.

A Dolby soltou alguns teasers da tecnologia por um tempo, e agora na CES ela tornou o Dolby Vision um produto oficial, com TCL e Sharp como parceiros de lançamento que vão mostrar produtos com a tecnologia durante a feira.

Detalhes técnicos ainda são poucos, mas, a partir do release, parece que será uma solução acessível para todos, desde criadores de conteúdo até fabricantes de produtos para garantir que as cores do vídeo que você está assistindo na sua TV estão corretas. Em vez de especular o que isso pode significar, vamos observar as palavras da Dolby:

Mesmo que muitos programas de TV e filmes sejam gravados usando tecnologia de câmera que captura as cores e brilho da vida real, muito dessa riqueza é perdida na hora que os consumidores vão assistir. Isso ocorre porque os padrões de cores de TV e cinema são baseados nas limitações de tecnologias antigas e precisam que o conteúdo de vídeo original seja alterado – dramaticamente reduzindo a gama de cores, brilho e contraste – antes de ser reproduzido para transmissão e playback. O Dolby Vision muda isso, ao dar a equipes criativas a liberdade de usar cores, brilho e contraste com a confiança de que eles serão reproduzidos com fidelidade nas TVs com Dolby Vision.

Em outras palavras, se você usar a tecnologia Dolby Vision quando estiver criando ou masterizando seu produto, e fabricantes suportarem a tecnologia em suas TVs, você pode ter certeza de que a reprodução vai ficar exatamente da maneira como deveria.

Vamos precisar esperar mais para conhecer mais do Dolby Vision antes de dizer qualquer coisa, mas padronização Dolby costuma trazer um efeito positivo para consumidores, então o Vision pode trazer algo bom para nós. Afinal, qual é a vantagem de ter uma super TV Ultra HD se você não pode ver as cores certas?