Semana passada, a Apple anunciou que o iTunes passaria a fornecer filmes em 1080p, ou Full-HD. Mas como eles se comparam ao Blu-ray? O Ars Technica fez o teste e concluiu: o iTunes não faz feio em qualidade de imagem. Você consegue adivinhar qual é a imagem capturada do iTunes, e qual vem do Blu-ray?

O Ars não fez screenshots: “devido a limitações de hardware e DRM”, eles tiveram que fotografar a tela, um monitor Full-HD da Dell, passando o filme 30 Dias de Noite. E o que eles notaram? Imagens com muitos detalhes ficam quase iguais no Blu-ray e no iTunes, a reprodução de cores é praticamente idêntica, mas cenas em movimento e com gradientes escuros ficam melhor no Blu-ray – nesses dois casos, dá pra notar a compressão de vídeo. O Ars conclui:

Eu fiquei surpreso em ver como o download do iTunes em 1080p está próximo do Blu-ray [em qualidade de imagem], considerando que ele tem apenas uma fração do tamanho de arquivo. E sejamos honestos: tem muito filme em Blu-ray que ficam bem pior que este download do iTunes. Mas apesar de um esforço impressionante da Apple, o Blu-ray ainda reina quando se trata de qualidade de imagem. E ao contrário dos títulos do iTunes, discos Blu-ray podem ter áudio multicanal sem compressão, diversas opções de idioma e extras.

Ah sim, a imagem do iTunes é a da esquerda, levemente menos nítida que no Blu-ray. Os detalhes completos do teste – com mais imagens de comparação – estão a seguir: [Ars Technica]