Há exatamente 3 anos eu começava a trabalhar neste site querido por todos nós. Guarde os parabéns para o dia 1º de setembro, quando a versão brasileira do Gizmodo entrou no ar, os servidores caíram, aquela festa toda. Estamos preparando festividades e algumas mudanças. Hora de avisos.

Em primeiro lugar, alguns pedidos de desculpas. Vocês devem ter sentido falta de duas seções importantes, o Dealzmodo, com as ofertas da semana, e os melhores apps. Infelizmente o colaborador que fazia o Dealzmodo teve que parar, e ainda estamos à caça de alguém que possa fazer bem o trabalho (se você se achar à altura da tarefa, mande um e-mail para pedro@gizmodo.com.br com o assunto “Dealzmodo” e as 3 melhores ofertas que você achar hoje. Pagamos.).

No último mês tive que tirar licença e viajar várias vezes para resolver problemas de família, o que atrasou ou dificultou partes que exigem mais tempo para escrever, que eu costumo cuidar, como os apps da semana e reviews (Galaxy S II e iPad 2 que o digam). Mas tudo voltou à normalidade esta semana, e esperamos entrar no nosso quarto ano com boas novidades.

Na semana passada passamos a incrível marca de 500 mil comentários (os ativos, sem contar todos os “FIRST” apagados). Agradecemos a todos vocês e como retribuição decidimos mexer algumas coisinhas aí embaixo. Não vamos reformar o sistema de comentários, mas vamos “moderar com educação” – espere comentários ofensivos apagados e a explicação dada para todos os que ferirem a lei. A ideia é ensinar boas maneiras a alguns comentaristas, deixar as regras claras, ao mesmo tempo que incentivamos a troca de ideias e pontos de vista distintos na parte dos comentários. Queremos que todo mundo aprenda não só com os posts, mas com a alta qualidade dos comentários (nós inclusos). Temos um plano e teremos uma pessoa dedicada a isso, espero que funcione.

Editorialmente, vocês já devem ter percebido o quanto de conteúdo nacional estamos incluindo diariamente. Antigamente tínhamos um post nacional para cada 20 traduzidos. Hoje há mais coisa sendo feita aqui, a ponto do selo “Made in Brazil” fazer menos sentido. Mesmo os posts traduzidos são cada vez mais complementados com novas informações, fotos, links ou esclarecimentos. Queremos manter o nosso pedigree de Gizmodo, de opinião honesta, texto descolado e ocasionais coisas bizarras e engraçadas, mas incluir um bocado de Brasil na mistura. Entendemos que vocês lêem notícias de tecnologia em todos os lugares, então vamos caprichar cada vez mais em análises como as dessa semana sobre Google+Motorola e HP, por exemplo. Vamos também tentar trazer mais gente boa para escrever por aqui, como o nosso chapa Rodrigo Ghedin, que nos agraciou com alguns textos esta semana, além de blogs parceiros como o Ztop e suas ótimas análises.

Estamos literalmente mudando de casa (teremos uma sede nova, beeem bacana), preparando a Giz TV (o piloto vai ao ar na próxima semana) e fazendo ajustes pelo site, do layout a ferramentas internas. Esperamos um quarto ano ainda melhor, sempre com a ajuda de vocês, que são a razão de ser da coisa toda. Por isso, usem este espaço aí de comentários para darem sugestões, fazer reclamações e o que mais acharem importante. Somos todos ouvidos.