Internacional

Relatório do Pinterest revela interesse em viagens solitárias e road trips

Busca por viagens de relaxamento e natureza aumentam e geração Z quer viajar com amigos em 2024, diz relatório. Veja mais
Imagem: Divulgação/Pinterest

Depois do Pinterest Predicts, um novo relatório da rede social revelou tendências para 2024 – mas desta vez, para viagens. Com mais de um bilhão de pesquisas e mais de 10 bilhões de Pins salvos relacionados a viagens no último ano, o Pinterest registrou um aumento de 210% e 480% para buscas sobre “vision board de viagem” e “guia para fazer as malas” na rede, respectivamente. O levantamento analisou dados internos da plataforma de fevereiro de 2023 a março de 2024.

whatsapp invite banner

Fujifilm Instax Mini
R$ 164

Este ano, as viagens individuais para crescimento pessoal e reflexão estarão em alta, com +35% a mais de buscas por “viajar solo”. Contudo, ao mesmo tempo, a geração Z segue na direção contrária, optando por viagens econômicas com grupos de amigos.

Como você já viu no Giz Brasil, o “turismo do sono” é uma aposta dos hotéis para este ano. E, quando o assunto é turismo de bem-estar, a desintoxicação digital e destinos mais incomuns, sobretudo em meio à natureza, se destacam.

As pesquisas por “cabana nas montanhas” e “parques nacionais” foram algumas das que cresceram, além de “vida tranquila”, que subiu 530%.

Os principais destinos nessa categoria são Okinawa, no Japão (+35%), interior da Inglaterra (+31%) e “lugares misteriosos”, incluindo Machu Picchu (+190%) e Edimburgo, Escócia (+56%).

Entre a Geração Z, as viagens de carro e viagens com amigos são a principal tendência do ano. As principais buscas foram por “Roupas confortáveis para viagem de carro” (+250%), bem como lanches para levar em viagens, lugares para visitar com amigos e “natureza com amigos”.

O destino que mais cresceu entre esse público foi Jasper, no Canadá (+155%), nas Montanhas Rochosas Canadenses.

Experiências culturais e atividades agitadas ainda têm espaço

Apesar do aumento do interesse em viagens de descanso e bem-estar, a vida noturna e atividades radicais ainda têm procura, principalmente quando estão ligadas a experiências culturais. Pesquisas como “Estilo de vida londrino”, por exemplo, tiveram um aumento de +340%, enquanto “Comida da África do Sul”, “Festas em Santorini” e “Verão no Brasil” subiram 320%, 300% e 250%, respectivamente.

O relatório também ressalta que as buscas por aventura continuam crescendo 45% a cada ano. As principais atividades continuam sendo as de natureza, com pesquisas sobre “Hospedagem luxuosa para safári” (+110%), “Atrações de parque aquático” (+170%) e “Viagem na natureza Filipinas” (+150%).

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas