Neste vídeo gravado por uma câmera onboard de uma viatura na República Tcheca, policiais avistam um ciclista trafegando em uma rodovia. Tudo muito bom em mais um dia chuvoso no leste europeu não fosse o fato de a bicicleta estar a 120 km/h. Este vídeo é real?

A qualidade não é das melhores, mas dá para ver perfeitamente uma bicicleta costurando vans na pista e o velocímetro da câmera da polícia chegando a 120 km/h. É algo um tanto rápido para uma magrela, mas não impossível e, no Giz US, Jesus Diaz lembra de um fenômeno chamado drafting, o popular “pegar o vácuo”, usado por ciclistas profissionais para ganhar velocidade. O recorde de drafting em uma bicicleta, registrado por Fred Rompelberg, é de 268,8 km/h, ou seja, impossível não é, mas que é discutível, sim.

Nossos colegas leitores americanos entraram em um grande debate para tentar chegar a uma conclusão, e entre muitos dados e questionamentos, o do Jarrod Ray Moore parece bem embasado — ele acredita no vídeo:

“Em uma corrida padrão de bicicleta, uma marcha mais pesada o leva a andar a 72 km/h com 120 rpm. Aumentando um pouco a marcha você chega facilmente a 120 km/h longe das 360 rpm, considerando não haver vento batendo no seu rosto. O que me leva a outro ponto…

Vocês não estão levando em conta que o ciclista provavelmente pegou uma carona nos veículos ao seu redor e então provavelmente pegou o vácuo atrás deles com pouquíssima energia gasta pelo próprio.”

Ou seja, além de pegar o vácuo, ele deve ter “pegado rabeira” naquelas vans para o impulso inicial.

Mesmo com a explicação do rapaz, a dúvida permanece. O que você acha? [Gizmodo US]