O Facebook Messenger passará a ter chatbots para interagir com usuários
Durante o F8, evento para desenvolvedores do Facebook, a empresa anunciou a Messenger Platform Beta, uma plataforma que permitirá a criação de chatbots para interação com os mais de 900 milhões de usuários do aplicativo de mensagem da empresa.
A ideia dos chatbots é criar formas de interação com os usuários baseada em inteligência artificial. Poderá ter opções mais simples ou limitadas. Durante o evento, Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, mostrou um exemplo com um pedido feito a 1-800 Flowers, um e-commerce de flores. Após uma rápida conversa com um bot da empresa, foi possível selecionar um arranjo e comprá-lo
Outro exemplo foi demonstrado por David Marcus, vice-presidente de produtos do Messenger, com a loja de calçados Spring. Na conversa por texto com o bot do comércio, foi mostrado uma interação que começava perguntando o que a pessoa procurava e o tamanho do calçado. Na sequência, foi exibido uma série de modelos.
Chatbot da loja de tênis Spring no Facebook Messenger
“Antigamente você precisava ir a uma loja física para fazer essas coisas. Atualmente, temos milhares de aplicativos, mas cada vez queremos baixar menos esses programas. Por isso, estamos lançando hoje a Messenger Platform Beta para que companhias comecem a criar formas mais instantâneas, persistentes e simples de interagir com seus consumidores”, explicou Marcus.
Apesar dos exemplos relacionados diretamente a e-commerce, com os chatbots será possível também receber avisos de voo, perguntar em qual horário deve chegar ao destino, fazer check-in, pedir comida, receber notificações de entrega de um item, fazer reserva em um hotel ou receber alertas de notícias.
Chatbot da CNN fala das principais notícias do dia
A API dos bots será disponibilizada ainda hoje para os desenvolvedores começaram a fazer testes. Eles poderão, além de responder perguntas pré-configuradas, enviar imagens ou ações para interagir com o usuário. Apesar da possibilidade fazer testes, o Facebook diz que vai aceitar aos poucos as submissões de bots para “assegurar que todo mundo tenha a melhor experiência no Messenger”.
Após implementado, o Facebook informou que vai contar com uma aba “discovery”, onde será possível ver quais estabelecimentos ou serviços estão usando bots.
Que os bots estão em todo lugar não é novidade. Microsoft, Line e o Telegram, por exemplo, já contam ou anunciaram recentemente esse tipo de funcionalidade. Agora, espanta ver essa iniciativa do Facebook, pois se as pessoas puderem comprar coisas diretamente pelo Messenger, qual a necessidade de um app específico de uma loja virtual?
Ainda temos de esperar para ver qual será o impacto desse anúncio. No entanto, parece que os chatbots podem ser a próxima grande plataforma computacional.
Messenger at F8 from Facebook on Vimeo.
[Facebook]