Não sabemos exatamente quando o iPhone 4S começa a ser vendido no Brasil, mas o primeiro passo já foi dado: ele está devidamente homologado pela Anatel e eu não posso mais ser preso por usar o meu. Da última vez foram cerca de 5 semanas da sessão de fotos no órgão regulador até a chegada nas lojas. E agora? Façam suas apostas.

A Apple no Brasil diz que “não há data prevista” para o lançamento, mas a verdade é que ela nunca adiantou mais que 5 dias. Começa-se a ouvir um burburinho que ele não chega antes do natal, mas acredito que a Apple não perderia essa janela de oportunidade importante, a não ser que ela mude a estratégia por aqui e decida fazer uma espécie de grande “relançamento” do iPhone 4 de 8GB nacional, que como adiantamos no Giz, está pronto para ser mandado às lojas. Não há qualquer confirmação de que o iPhone 4S que passou pela Anatel esteja sendo fabricado aqui. A unidade da Foxconn em Jundiaí está listada como “unidade fabril” na papelada para a Anatel (entre outras), mas isso não garante que ela esteja sendo usada para o 4S especificamente, não neste momento.

Está mais difícil obter informações de dentro da Foxconn – a linha de montagem da Apple está praticamente incomunicável, com todo tipo de revista e fiscalização possível. Mas a última informação que temos dos agentes é que a demanda é maior que a esperada, e o time que originalmente cuidaria de iPhones, iPods e iPads vai cuidar apenas de iPhones. O pessoal que vai fazer iPads ainda está sendo contratado e treinado.

Como tudo que cerca a Apple, há mistérios envolvendo todo o processo, mas pelas últimas notícias e o que conhecemos da empresa, seus processos e nossa meia dúzia de fontes, tenho alguns palpites: a fábrica vai ser oficialmente inaugurada na próxima semana, com o anúncio do iPhone 4 de 8GB nacional a um preço “competitivo” (R$ 1.099, eu chuto). Ainda em novembro as operadoras começam a mandar avisos para os clientes que quiserem reservar o 4S que chega às lojas no fim de novembro ou início de dezembro, ao mesmo preço de R$ 1.799 para o de 16 GB.

Então, amiguinho que espera por um iPhone 4S, paciência. Enquanto isso, divirta-se com um comercial que estreou ontem na TV dos EUA, e que você não verá na Globo:

http://www.youtube.com/watch?v=vSAje0EgYjY