O Kinect pode ser o grande nome da atualidade quando falamos em controles por movimentos, mas o Tobii está olhando para os seus olhos. Suas demonstrações anteriores foram focadas em interface, mas agora ele está mostrando seu potencial para os jogos. Pode não ser perfeito ainda, mas cara, quero muito que isso dê certo.

Eu joguei um pouco de Deus Ex: Human Revolution com meus olhos, e o sistema ainda não está perfeito, mas não deixa de ser uma diversão futurista. Obviamente não é possível jogar um jogo de tiro em primeira pessoa apenas com os olhos, então esse controle apenas adiciona um pouco de diversão à jogatina. Feche um olho para alternar a vista, olhe para frente para sair de uma posição de cobertura, feche um pouco para agachar.

Foi ótimo enquanto funcionou – mais ou menos como aquele gadget de controles por gestos que você conhece – mas o acompanhamento da cabeça estava um pouco irregular, e eu me agachava por acidente. Acontece que é difícil “agachar” quando você está sentado. E o que parecia mais legal – a integração com Starcraft – eu não pude testar.

Claro, a situação da demonstração estava longe do ideal: um lugar lotado, pessoas por todos os lados, hardware de desenvolvedor, um laptop rodando Deus Ex a um framerate sofrível, então provavelmente há mais coisa do que pudemos ver em um primeiro momento. Talvez, assim espero, em condições melhores, ele se aproxime do futuro espetacular prometido pela Tobii.

ku-xlarge (5)

A versão para consumidor final do controle Tobii – fruto de uma parceria entre Tobii e SteelSeries – ainda precisa de alguns ajustes e deve ser lançada no meio de 2014, e esperamos que até lá tenha uma quantidade maior de jogos compatíveis (atualmente, StarCraft, WoW, Civ 5 e Deus Ex contam com funcionalidades, o que já é interessante), e algumas coisas especializadas para mostrar o potencial desse gadget.

Por enquanto, ele vale mais por curiosidade, como a primeira geração do Kinect. Mas quem sabe ele pode cumprir o que promete no futuro.