Moto Z: nova marca topo de linha da Lenovo é um smartphone “modular” com duas versões

Novos Moto Z serão lançados mundialmente em setembro e com possibilidade instalar módulos de expansão.

Esqueça o Moto X. A nova marca topo de linha da Lenovo agora é a Moto Z, apresentada hoje (9) durante evento da companhia em San Francisco, nos Estados Unidos. Foram exibidos dois novos aparelhos “modulares”: o Moto Z e o Moto Z Force.

>>> Lenovo Phab 2 Pro é um gigante de 6,4 polegadas com a realidade aumentada do Google Tango

Os smartphones têm praticamente as mesmas especificações de hardware. Vamos começar pelo o que é comum a eles: ambos têm tela de 5,5 polegadas Quad HD Amoled, processador Qualcomm Snapdragon, 820, memória RAM de 4 GB, leitor de digital (iguais aos do Moto G de quarta geração que parece um botão, mas não é) e opções de armazenamento de 32 GB e 64 GB com possibilidade de expansão de até 2 TB com cartão microSD.

O Moto Z tem uma bateria de 2.600 mAh (que promete até 30 horas de autonomia) e câmera de 13 megapixels com lente de f /1.8 e estabilização óptica. Já o Z Force conta com uma câmera de 21 megapixels, bateria de 3.500 mAh  (que promete até 40 horas de autonomia) e é à prova de queda. A marca, inclusive, promete que se cair no chão, a tela do aparelho não vai trincar.

Moto Z In Situ Photography

Os aparelhos são finíssimos: o Moto Z tem 5,19 mm de espessura, enquanto o Moto Z Force conta com 6,9 milímetros. No entanto, isso tem um preço, pois foi removido um recurso bastante usado nos smartphones. Os aparelhos não contam com o conector de fone de ouvido de 3,5 milímetros. Logo, quem se interessar por um deverá usar um fone de ouvido Bluetooth ou usar um adaptador USB-C — a versão americana do aparelho vai vir com uma espécie de “rabicho” para as pessoas usarem fones de ouvido com fio.

Moto Z In Situ Photography

“Modular”, pero no mucho

A marca incluiu nos dois smartphones uma conexão de 16 pinos que permite a instalação de módulos, chamados Moto Mods — nada parecido com o Project Ara, do Google Durante a demonstração dos aparelhos nos EUA, foi anexado a um Moto Z uma caixa de som da JBL.

motozmods

Será possível ainda colocar módulos de bateria ou mesmo anexar aparelho que consegue projetar imagens em uma parede de até 70 polegadas. A empresa espera que mais desenvolvedores desenvolvam dispositivos.

modulos-motomod

O lançamento nos Estados Unidos está previsto para o verão no Hemisfério Norte. Mundialmente, os smartphones chegarão em setembro. Já os Moto Mods serão lançados juntos com os novos dispositivos.

Atualizado às 17h58.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas